top of page

Seminário da Fundação D. João VI: Brasil-África: História, Memória e Legado

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 18 de nov.
  • 2 min de leitura

Por: Lia Vieira

ree

✅ 18/11/2025 | 10:02


Realizado no Teatro Irmã Sânia Cosmelli, Colégio Nsa. Sra das Dores, no Centro de Nova Friburgo, o Seminário não foi simplesmente um evento, foi um acontecimento.

Laços fortes de Cidadania, formação e humanidade.


O Encontro fortaleceu o compromisso com uma educação plural, inclusiva e comprometida com a diversidade. As escritoras convidadas foram:

Ariana Lourenço (Cachoeira de Macacu), Eliane Arruda (Itaborai) e Lia Vieira (Niterói), todas plantaram sementes de memórias. Impulsos criativos.


ree

A moderação foi conduzida com maestria pela Professora Márcia Lobosco. Fizemos desabrochar aprendizados de hoje e os sonhos do amanhã.


Os Coletivos locais Negros: Ysun Oke, Pan Africana, Coletivo Lélia Gonzales e Império das Negas, entre outros, foram fundamentais na pesquisa, metodologia e divulgação do evento. A Fundação, presidida pelo arquiteto e historiador Luiz Fernando Dutra Folly, tem uma equipe dedicada, que cuidou do Desenvolvimento e Organização do seminário.


A destacar: Maria Ana Quaglino (historiadora), Kelly Amorim (administração), Isabella Demani (arte), Adriana Cortez (administração) Samantha Frossart (arte), Vanessa Cristina Melnixenco (historiadora) e Anita Mansini (apoio).


O resultado foi que o evento conseguiu trazer a participação popular em suas diversas intervenções e apresentações. Um público atento vestiu nossas palavras, construindo conosco energias saudáveis de conhecimento e reconhecimento.


Fizemos desabrochar a essência do Amor. A Literatura exige isso! Reafirmamos as conquistas de ontem, os aprendizados de hoje e os sonhos que ainda estão por vir.


Nossa escrita Preta é ancestralidade e legado.

UBUNTU - Sou porque Nós somos!


Alguns registros:




Lia Vieira - AxéNews

Lia Vieira

Lia Vieira é escritora e especialista em Relações Étnico Raciais. Doutora em Educação pela Universidade da Havana – Cuba. Tem publicações no Brasil e no Exterior. Vários dos seus poemas foram musicados. Seu conto: ‘Por que Nicinha não veio’ é roteiro premiado em um curta metragem de mesmo nome. Tem contribuído para a afirmação da Literatura Negra em cursos, seminários, publicações e vídeos no Brasil e no Exterior. [+ informações de Lia Vieira]  


Rede Social de Lia Vieira:



|| Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.

 
 
 

Comentários


bottom of page