DOCUMENTÁRIOS
Outros Documentários
O documentário apresenta a trajetória da Confraria, que mantém vivos os valores da ancestralidade, da espiritualidade e da coletividade. A obra dá voz à fundadora e aos integrantes, que compartilham suas vivências e o significado da Confraria e de Oyá em suas vidas
Acompanhamos a força, a coragem e a liderança de Iyalorixá Branca de Yemanjá, uma mulher que atravessou desafios para firmar um terreiro que pulsa ancestralidade, memória e transformação, o Ilê Ifê Yemonja Asé Aganju.
Em dezembro de 2024, o Rio de Janeiro recebeu um evento cultural que destacou a riqueza das tradições de matriz africana: o Festival Alimento de Axé. Realizado pelo Instituto Terreiro Sustentável.
Em pleno coração da Europa, nasceu um terreiro. Este documentário acompanha a emocionante trajetória do babalorixá Norby e a fundação de seu terreiro de Candomblé e de Jurema Sagrada na cidade de Lucerna, na Suíça.
Este documentário é um mergulho íntimo e respeitoso no processo de iniciação de sacerdotes de Ifá. Atravessamos dias de silêncio, entrega e aprendizado para registrar o que pode ser visto — e silenciar diante do que deve permanecer sagrado.
A quadra da Portela foi palco de um espetáculo de fé e cultura com o espetáculo “Marcelo Varanda Canta Umbanda”. Marcelo Varanda levou o público a uma verdadeira viagem pelos mistérios das Encruzilhadas e Calungas.
O Museu do Catete recebeu a segunda edição do Festival Agbado, evento que homenageia o orixá Oxóssi, e promove o encontro entre cultura, religiosidade e sustentabilidade.
O documentário mergulha na rica e vibrante energia de Oxum, através do evento 'Presente à Oxum', realizado pelo Instituto Axé Mulher, em Praia da Brisa, Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O Segundo Encontro Nacional da Umbanda foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho de 2024, em três cidades: Rio de Janeiro, Magé e São Gonçalo.
Nossa equipe viajou para Portugal para acompanhar a cerimônia de entrega do Título Doutor Honoris Causa a lideranças de diversos setores
Gravado no estado de Pernambuco (PE) em 2023, o documentário foi produzido em parceria com a ONG Madalena´s Suíça-Brasil
Conhecemos a tradicional Festa de Yemenjá, promovida pela Federação Internacional Ọmọ Àbèbé, na Suíça
O bairro de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ganhou mais um evento, que certamente marcará a região todos os anos. É o Presente à Oxum!
O segundo documentário do AxéNews foi pautado na 2a Procissão de Santa Sara Kali, promovido pelo TUTPC. A Casa é coordenada pela sacerdotisa de umbanda e oraculista, Mãe Manu da Oxum.
O 1º Festival Àgbádo ocupou o Parque do Museu da República, onde também está situado o Palácio do Catete. O evento exaltou o orixá Oxóssi, e demonstrou a popularidade das religiões de matrizes africanas.
O primeiro documentário produzido pelo AxéNews foi pautado na tradicional Festa Ogum do Portão, celebrado no Ilé Asé Imóle Alágbedé Oòrun Yeye ´Nla. A casa é coordenada pelo babalorixá Sergio Ogumdaruncy.




.png)


.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
