Carta aos filhos que chegam
- WR Express

- 16 de nov.
- 3 min de leitura
Por: Iyalorixá Adriana Ty Oyá

✅ 16/11/2025 | 19:00
Seja bem-vinda/o filho/a!
Aqui já é seu lar e você já faz parte novamente da família. Não estranhe o novamente, pois sempre existiu essa ligação familiar construída pelos nossos ancestrais. Sei que para chegar até aqui, percorreu e conheceu outros tantos irmãos e irmãs que lhe acolheram, foi também muito bem recebido/a por uma mãe ou um pai, uma família completa. Um núcleo familiar dessa grande trama de reencontros, partidas e chegadas. Esse foi o caminho que a espiritualidade traçou para esse nosso reencontro. E aqui está você! Feliz, sorridente, com esperanças e sonhos. Vamos combinar entre nós: Sempre será daqui para frente! Vamos bendizer o passado e quem por ele passou! Vamos sorrir das experiências e abraçar seu presente lindo que é esse reencontro. O caminho nunca foi interrompido, pois é cíclico essa caminhada até nossa ancestralidade e com toda essa família. A roda continua girando, portanto não há pausa. Há TEMPO de tudo se mover e continuar e continuar.
A ética espiritual e sacerdotal é uma rotina diária por aqui, aprendo diariamente com minha espiritualidade e com meus mais velhos. Aguçando mais e mais a minha própria essência e é com esse princípio que seguiremos. Certo?
Estou aprendendo ser mãe com meus filhos/as/es, não é uma tarefa fácil, mas digo de todo coração que tem sido lindo vivenciar diariamente o sagrado e SER MÃE. Tenho percebido os olhares brilhantes de vocês, filhos/as/es nessa caminhada e celebrando cada vitória.
Por aqui cultivamos e cultuamos os valores e princípios civilizatórios dos nossos ancestrais indígenas e também dos nossos ancestrais africanos e diaspóricos.
Por aqui então terá como base o respeito aos mais velhos e mais novos. Como seria uma mãe sem alguém que cuida dela, não é mesmo? Por aqui terá avô, bisavô, tios e irmãos. A família é imensa e infinita se considerarmos as nossas raízes. Porquê sem raízes como crescemos fortes? Como damos flores e frutos? Como espalhamos sementes por aí?
E se por ventura, seu Tempo por aqui se acabar, espero que nos bendiga, como será bendito. Espero que seja por voar vôos mais altos, por querer conhecer outros familiares, por se encantar por algo mais e por gratidão pelo que conseguiu até aqui. Conte das vitórias! Reconheça sua trajetória!
Que seja por AXÉ e se for por contra AXÉ nunca será nosso inimigo. Que faça do novo lar um lugar SERENO para se ficar, mas antes de tudo que a serenidade esteja dentro de ti.
Do contrário, você nunca irá se reencontrar ...
Seja sempre bem-vindo/a!
Você é livre para entrar e também para se retirar... Enquanto isso, sigamos!

Iyalorixá Adriana Ty Oyá
Nome: Adriana Silva de Santana Data de nascimento 29/01/198; Mulher Negra; Mãe do Antony; Umbandista e Candomblecista; Naturalidade: Duque de Caxias / RJ; Nome religioso: Mãe Adriana Ty Oyá; Profissião: Servidora Pública Educadora da Rede Pública de Ensino no Município de Duque de Caxias há 21 anos; Educadora antirracista; Pedagoga e Especialista em Raça, Etnia e Educação no Brasil ... [+ informações da Iyalorixá Adriana Ty Oyá]
Contatos da Iyalorixá Adriana Ty Oyá
Redes Sociais: Instagram | Instagram | Facebook
|| Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.








Comentários