top of page

Segundo Encontro do Movimento Encruza e Travessia Ancestral (META) reforça a luta por políticas públicas na Zona Oeste

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 16 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 18 de ago.

O evento ocorrerá nesta segunda-feira, dia 18


ree

✅ 16/08/2025 | 15:08


Nesta segunda-feira, dia 18, às 18h, a sede do Reduto de Maria, na Rua Floresta do Sul, nº 16, Praia da Brisa, Guaratiba, irá receber o Segundo Encontro do Movimento Encruza e Travessia Ancestral – META. O evento, público e gratuito, aprofunda o diálogo e a construção de políticas públicas voltadas a povos de matriz africana, terreiros, Tsaras, quilombos, povos originários e demais comunidades tradicionais.


ree

A Zona Oeste do Rio de Janeiro, reconhecida pelo povo de santo como a “Grande África”, é uma das maiores concentrações de instituições de matrizes africanas e de povos originários do estado — ao lado da Baixada Fluminense. Trata-se de um patrimônio vivo de fé, cultura e ancestralidade que reivindica reconhecimento, proteção e investimentos públicos.


A audiência pública foi articulada pela Defensoria Pública do Estado, a partir das pautas apresentadas pelo próprio povo de santo, para criar canais diretos de diálogo com as autoridades. Presenças já confirmadas:


  • Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI)

  • Guarda Municipal do Rio de Janeiro – GM Sem Preconceito

  • Deputado Estadual Átila Nunes

  • Coordenadoria da Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio

  • Vereadora Thais Ferreira

  • Subprefeito Ednelson Zona Oeste III


Apesar dos apoios, faltando pouco tempo para o encontro, apenas 2 parlamentares confirmaram presença, diante disso, a organização do evento levantou alguns questionamentos, como: o interesse pelo diálogo é, de fato, recíproco, ou o povo de santo segue lembrado apenas em períodos eleitorais e em agendas restritas?


O evento já conta com mais de 250 terreiros e lideranças confirmados. Muitos irmãos ainda não puderam confirmar devido a agendas religiosas, mas o número é expressivo para um encontro que busca discutir necessidades e direitos do povo de santo. Assessores solicitaram documentos oficiais, e políticos que discursam publicamente sobre povos de terreiro foram convidados — porém ainda não confirmaram presença.


Embora tenha sede e reduto na Zona Oeste, o META atua por políticas públicas em todo o estado do Rio de Janeiro. Há confirmação de terreiros de fora do município e lideranças de outros estados interessadas em fortalecer o movimento para replicar ações em seus territórios.


“Senhores parlamentares, cabe também aos senhores fazer história, assim como nós estamos fazendo. Se você é parlamentar ou lidera um movimento e ainda não recebeu o convite, reforce o alerta com sua equipe. Não basta declarar defesa de territórios e das matrizes africanas se, quando diversos grupos se reúnem, a ausência é justificada pela falta de exclusividade da fala. O objetivo é romper a zona de conforto — e para o povo de santo, não há mais espaço para omissão”, afirmaram os organizadores.


“Onde estão os ativistas? São ativistas pelos povos de terreiro ou apenas por causas individuais em prol de um único político? Não vendamos a nossa própria fé. Política pública se constrói em coletivo, para o coletivo”, destacaram lideranças do META.


Serviço

Data: 18 de agosto de 2025

Hora: 18h

Local: Reduto de Maria – Rua Floresta do Sul, 16, Praia da Brisa, Guaratiba

Confirmação e contato: Instagram @meta.encruzaetravessia (acesso ao grupo de WhatsApp para confirmar presença)

Entrada: gratuita

Alimentação afetiva e solidária será oferecida aos participantes

Inscrição obrigatória para confirmação de presença

 
 
 

Comentários


bottom of page