top of page

Exposição “Pagã” no Sesc Madureira valoriza espiritualidades afro-brasileiras, indígenas e populares, desafiando estigmas históricos

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 10 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 3 dias

A mostra é gratuita, e vai até 12 de outubro


ree

10/08/2025 | 13:18


No Sesc Madureira, até 12 de outubro, a exposição Pagã convida a um mergulho profundo na ancestralidade, na conexão com a natureza e na liberdade espiritual. Mais que uma mostra artística, Pagã é um manifesto que desafia visões estigmatizadas e preconceituosas associadas ao termo “pagã” – historicamente ligado a palavras como herege, bruxa, feiticeira e profana, fruto de uma herança colonial e patriarcal que marginalizou mulheres fora do cristianismo e em sintonia com práticas espiritualistas ligadas à terra.


ree

A proposta é ressignificar a palavra e recuperar o direito de escolher livremente as próprias crenças, valorizando tradições politeístas, afro-brasileiras, indígenas e populares. A exposição também evidencia como a chamada “mistura brasileira” transcende a genética, manifestando-se na confluência de cosmovisões e espiritualidades que formam a diversidade cultural do país.


Em um cenário onde discursos puristas, eugênicos e supremacistas ainda encontram espaço e fomentam intolerância, violência e apagamento cultural, Pagã se torna um espaço de resistência. A mostra dedica especial atenção ao protagonismo de mulheres racializadas, cujas vivências e saberes ecoam na luta pela preservação e pelo reconhecimento das raízes ancestrais.


Fruto de anos de pesquisa e de um trabalho coletivo, a exposição foi contemplada pelo Edital de Cultura SESC RJ Pulsar 2025. Conta com produção executiva e de campo de Letícia Souza (Germina Produções), texto curatorial de Maria Luiza Meneses, design gráfico e expografia de Karine Guerra, e registros fotográficos de Tamara dos Santos. A montagem e a cenografia são assinadas por Rafael Calixto e Daniela Rosa, com iluminação de Rafael Calixto, pintura cenográfica de Línea e Malcom, adesivação de Rafa, e apoio da analista de Cultura do Sesc Madureira, Gabriela Farias. A assessoria de imprensa é de Mariana Mascarenhas (Ecoar Assessoria).


Serviço:

📅 Até 12 de outubro

🕙 Terça a sexta: 10h às 19h | Sáb., dom. e feriados: 10h às 16h

Sesc Madureira – Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira – RJ

🎟️ Entrada gratuita | Classificação: Livre



 
 
 

Commentaires


bottom of page