top of page

Reconexão, valorização e incentivo à economia criativa dentro das comunidades de Axé

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 9 de out.
  • 4 min de leitura

Por: Iyá Andreia D'Osun

ree

09/10/2025 | 05:18


Olá, meus amores!


Nossa, que saudade de vocês! 😍

Sinto muita falta quando a correria não me deixa escrever, mas antes tarde do que nunca, né? 😉 Então, simboraaaa de novidades!


Dei uns voos por aí e percebi como nossas Feiras Culturais estão cada vez mais em evidência! Isso é maravilhoso! Muitos eventos estão levando irmãos expositores para brilhar ainda mais em seus movimentos. Tem feira de exposição até em Toques e Giras, e isso é muito bacana!


ree

Mas, atenção: o principal é o respeito aos irmãos expositores. Prestem atenção em quem já sai de casa com desafios – transporte, insumos, cuidados com as crianças… Oferecer um local adequado, cadeiras, acolhimento e valores justos nas taxas de exposição faz uma diferença enorme 🥲🙏🏾. Vamos juntos gerar economia criativa em nossos movimentos!


Numa dessas voltinhas, conheci o Espaço do Artesão em Duque de Caxias, presidido pela querida Aline Gouveia, da Associação de Artistas e Artesãos de Duque de Caxias. Esse espaço é fruto de muita luta para trazer melhorias e políticas públicas aos artesãos caxienses. Aline é uma mulher incrível, que não mede esforços por essa categoria que precisa ser muito mais valorizada pelos órgãos públicos.


O Espaço do Artesão, que saiu do papel graças à força de vontade de Aline e seus associados, foi abraçado pelo atual Secretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Sr. Aroldo Brito, e se tornou realidade no 2º piso do Shopping Unigranrio. Hoje, o espaço reúne expositores potentes da cidade, promove economia criativa, sustentabilidade e oferece oficinas, muitas vezes gratuitas. Vale muito a pena dar um pulinho lá!


Falando em novidades, em Salvador, o Santuário de Zé Pelintra voltou com força total no último mês de setembro com a Feira Cultural de Sr. Zé, estreando o Espaço Cultural de Sr. Zé Pelintra. Lá, a ancestralidade comanda! Baba Welington Luiz e sua equipe incrível promovem cultura, fé e acolhem todos os artistas e artesãos de Salvador. O espaço é um ponto de encontro com rodas de conversa, exposições de artes plásticas e muito samba de malandro. Tá em Salvador? Vale muito a visita! 😍


Em Duque de Caxias, toda sexta-feira acontece a Associação Cultural Feira Curando Raízes, um ponto de encontro incrível, com direito a um bom acarajé! Tudo isso com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Navir, Sharlene Rosa e uma equipe maravilhosa que faz tudo acontecer.


Utilidade pública para nossos irmãos artesãos:

Aline Gouveia, junto à Secretaria de Cultura do RJ, onde nosso querido Ceceu Vasconcelos é secretário, está ajudando os artesãos caxienses a obterem sua Carteirinha de Artesão. Fiquem atentos, busquem informações e se legalizem! Isso facilita a participação em eventos incríveis pelo Brasil e pelo mundo.


Próximos eventos:


12 de outubro: O Presente a Oxun, de Mãe Manu da Oxun, no Reduto de Maria em Guaratiba. Um dia de canto, exposição cultural e quitutes maravilhosos. Este ano, a data coincide com o aniversário de Mãe Manu! 🎉


17 de outubro: Feira dos Oboros, com Iya Janaína, no Muhcab RJ, homenageando a juventude de Axé. Resultado será um grande festival em 08 de novembro na quadra da Portela.

Com a tradicional Feira de Artesanato e Culinária Ancestral, trás também nesse evento uma Feira Literária. Não percam .


19 de outubro: Ogun Festival, com Babá Bruno de Oya, em Irajá. Cultura, ancestralidade e muito movimento para todos!


Então, preparem-se! Não faltarão oportunidades para os irmãos expositores mostrarem seu talento e produtos para nosso povo de Axé com Axé!


Deixarei os @s de cada produtor para vocês entrarem em contato, arregaçar as mangas e também para quem quiser apenas curtir e apoiar essa economia criativa tão importante para nossa sociedade de Axé !


@assoc.artesaoseartistas.dc

@alinegouveiaart

( Para informações sobre o Espaço do Artesão em Duque de Caxias, carteirinha do Artesão e oficinas)


@presenteaoxumrj

@maemanudaoxun

( Para saber sobre a Feira de Exposição do Presente a Oxun e todos os informes sobre o evento)


@curando_raizeso

( Para informações sobre a Feira que está acontecendo toda sexta-feira na Praça do Pacificador em Duque de Caxias)


@feiradosoboros

@iyalorisa.janaina

( Para saber todas as novidades desses dois dias de eventos da Feira dos Oboros)


@ogumfestival.rj

@oloorisabrunodeoya

( Para ficar por dentro da Feira de exposição e tudo que vai acontecer no Ogun festival desse ano )


@santuariozepilintrasalvador

@wellingtonluis.01

(Para saber sobre o Espaço Cultural de Sr Zé Pelintra e a Feira de exposição em Salvador )


Não poderia deixar de enviar aqui também os @ citados em nossa conversa:


@cultura_caxias

@muhcab.rio

@oficialportela

@cecelvasconcelos

@sharleneoficial


Gratidão, meus amores!

Andreia d'Oxun 🌻


Siga minhas redes sociais:

@morena_simplismente

@programamojubaexu

@curando_raizeso

@ilease_awonwura_ojoidajo


Alguns registros:


  • Espaço do Artesão em Duque de Caxias - Shopping Unigranrio


  • Inauguração do Espaço Cultural de Sr. Zé Pelintra de Salvador, e sua Feira de Exposição




Andreia de Oxun - AxéNews

Iyá Andreia D'Osun

Mulher Preta, capricorniana, mãe, avó, amiga, empregada doméstica, escritora e Candomblécista com muito orgulho. Sacerdotisa escolhida por Iya Oxun do Ilê Ase Awon wura Oju Idajo, que fica em Jardim Primavera, Duque de Caxias RJ. Microempreendedora negra da loja de artigos religiosos Omo Stylist. Idealizadora e coordenadora da instituição Águas do Saber Casa de Oxun. Idealizadora, produtora e apresentadora do Programa Mojuba Exu, voltado ao Povo de Axé, ao vivo nas rádios AtivaFM 98.7 (RJ), e Rádio Web Miragem Pelotas (RS). [+ informações de Andreia de Oxun]


Redes Sociais de Iyá Andreia D'Osun



Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.


 
 
 

Comentários


bottom of page