top of page

O mês sagrado da família Unji e o Olubajè

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

Por: Iyá Vânia de Oyá

ree

14/08/2025 | 09:14


Agosto: o mês sagrado da família unji é um período de profunda devoção, união e fortalecimento dos laços espirituais dentro da comunidade. Durante esse mês, a família Unjì dedica-se a rituais, cânticos, oferenda e momentos de partilhar, honrando seus ancestrais e divindades, presando tradições que atravessam gerações. É um tempo de reconexão, onde fé, respeito e solidariedade se entrelaçam, reafirmando valores como união familiar, a generosidade e preservação da memória ancestral.


ree

Dentro desse período, um dos momentos mais marcantes é o Olubajê, uma grande celebração dedicada ao Omolú/Obaluaê, divindade associada à cura, à saúde e à renovação da vida. No Olubájè, a comunidade se reúne para preparar e compartilhar comidas rituais, especialmente o Deburù (pipoca), acaçá, acarajé entre outras comidas sagradas, que são oferecidos e depois repartidos entre todos. Esse ato simboliza a fartura, comunhão e gratidão.


O olubajè não é apenas uma festa, mas também um ato de devoção e reconhecimento da força que protege, cura e ampara. É um momento de renovação espiritual, em que pedidos e agradecimentos se misturam à música, à dança e à partilha do alimento sagrado.


Assim, o mês sagrado da família Injì, coroado pelo Olubajè, reafirma a importância de preservar tradições, cultivar a fé e manter viva a chamada da ancestralidade – Lembrando que honrar o passado e cuidar do presente, constrói-se um futuro mais forte e harmonioso para todos.


Que pai Omolú, Ossãae, Oxumarê, Mãe nanã e Ewá nos proteja sempre!

Atotô

Ewê O

Ahoboboy

Salubà

HiHó



Iyá Vânia de Oyá - AxéNews

Iyá Vânia de Oyá

Mãe Vânia D'Oyà é Professora, Pedagoga, sacerdotisa de Candomblé e Umbanda , fundadora e Iyalorisà do Ilê Asè Oyà Funan fundado no ano 2007, militante das causas pertinentes à Religião de matriz africana, pertencente a vários grupos e comissões que lutam contra o preconceito e racismo religioso.



Redes Sociais de Iyá Vânia de Oyá

Instagram | Facebook

 
 
 

6 comentários


vanessa vasconcellos
vanessa vasconcellos
26 de ago.

Asé oo! Sua benção Mãe.

Obrigada por sempre compartilhar conhecimentos de grande importância da nossa religião.

Editado
Curtir

Hanna Leslie
Hanna Leslie
15 de ago.

Axé! Bença minha mãe ✨🤍

Esse artigo é muito importante para desmitificar alguns mitos, obrigada por compartilhar! 🤍

Curtir

Joana Nery
Joana Nery
15 de ago.

Axé,sua benção mãe,lindo artigo onde exemplifica de forma clara ,o que a família Unji representa,de amor,sabedoria, união,nossa ancestralidade, fortalecimento de raízes. gratidão e parabéns mãe.

Curtir

Mônica Souto
Mônica Souto
14 de ago.

Asé oooo! Sua benção Mãe, obrigada por partilhar seu conhecimento com todos de forma simples mas muito bem contada!

Curtir

Nayane Serejo
Nayane Serejo
14 de ago.

Axé!!! Sua benção mãe,sempre nos transmitindo tanta sabedoria e humildade! 🤍

Curtir
bottom of page