O Mercado de Esù - Sistema de trocas justas e bilateralidade
- WR Express

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Por: Iyalorixá Adriana Ty Oyá

✅ 27/01/2026 | 19:08
Existe um provérbio iorubano que diz: Quando um homem quer algo deve estar disposto a pagar por isso.
O Mercado ao céu aberto, negociações, compra e venda, feira livre, trocas justas ou não, relações, a boca que tudo come - A bilateralidade da banca de Esù e/ou popularmente, a banca tem dois lados.
Assim seguimos nossas vidas, nessa bilateralidade, ora de um lado da banca, ora do outro lado da banca. Ambos os lados, pois o sistema de troca deveria ser infalível.
Esù é exatamente esse movimento cíclico das relações bilaterais da banca do mercado. Ele é a banca, está em ambos os lados e é dono do próprio mercado. Tudo vê, tudo negocia e tudo consome.
E vc? Como se porta perante o sistema de trocas cotidiana?
Se você apenas oferta algo e nada recebe em troca, sinto informar, mas você está sendo ROUBADO. Com o tempo se sentirá minado de alguma forma.
E isso vale para conhecimento, tempo, serviço, trabalho, sentimentos e etc.
Essa movimentação deve ser pautada com honestidade e de forma justa, onde ambas as partes não são prejudicadas.
É importante salientar que não há cobrança, se não há oferta. Não se cobra nada em troca por algo que você não ofereceu.
R.E.C.I.P.R.O.C.I.D.A.D.E seria a palavra para definir a banca de dois lados de Esù - as moedas de trocas são infinitas e devem ser utilizadas cotidianamente, pois sem a ida ao mercado, sua vida fica sem movimento, e a falta de movimento interrompe as negociações com Esù.
Monte sua banca, mas não se esqueça de alimentar a boca que tudo come, mas nem tudo engole.
Monte sua banca e negocie com os banqueiros, ou seja, esteja dos dois lados da banca.
Bilateralidade é a lembrança de quê simultaneamente estamos trocando, ora ofertando algo, ora "consumindo" algo. Seja justo em suas negociações e não seja um ladrão no mercado de Esù!

Iyalorixá Adriana Ty Oyá
Nome: Adriana Silva de Santana Data de nascimento 29/01/198; Mulher Negra; Mãe do Antony; Umbandista e Candomblecista; Naturalidade: Duque de Caxias / RJ; Nome religioso: Mãe Adriana Ty Oyá; Profissião: Servidora Pública Educadora da Rede Pública de Ensino no Município de Duque de Caxias há 21 anos; Educadora antirracista; Pedagoga e Especialista em Raça, Etnia e Educação no Brasil ... [+ informações da Iyalorixá Adriana Ty Oyá]
Contatos da Iyalorixá Adriana Ty Oyá
Redes Sociais: Instagram | Instagram | Facebook
|| Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.




.png)





Comentários