top of page

Mostra de Cinemas Africanos transforma Salvador em espaço de formação e intercâmbio cultural

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 14 de ago.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de ago.

Os encontros serão realizados entre os dias 15 e 24 de setembro


Foto: MCA 2024 - Maína Diniz/MCA Divulgação
Foto: MCA 2024 - Maína Diniz/MCA Divulgação

14/08/2025 | 09:52


Salvador se torna, em setembro, um território de formação e troca entre diferentes formas de pensar e fazer cinema. Com foco nas experiências cinematográficas africanas contemporâneas e suas ressonâncias, a cidade reúne nomes do Brasil e do Senegal para três atividades formativas gratuitas: um minicurso, um laboratório de crítica e uma masterclass com o cineasta senegalês Mamadou Dia. Realizados entre os dias 15 e 24 de setembro, os encontros são presenciais, têm vagas limitadas e as inscrições – já abertas – são feitas online pelo link mostradecinemasafricanos.com/inscricoes2025/, até o dia 10 de setembro, com seleção para algumas das atividades.


ree

Voltadas para estudantes, realizadores, pesquisadores e interessados nas interseções entre cinema, cultura e sociedade, as formações integram a Mostra de Cinemas Africanos 2025, festival que a partir de 10 de setembro transforma a capital baiana em ponto de encontro entre África e diáspora.


A jornada formativa começa com o Laboratório Crítico, entre os dias 15 e 24 de setembro, conduzido pelo jornalista e crítico de cinema Adolfo Gomes, que propõe uma vivência teórico-prática de escrita e análise crítica em tempo real durante a Mostra. A ideia é exercitar a crítica como prática viva, situada e comprometida com a pluralidade de narrativas que emergem dos filmes africanos e afrodiaspóricos exibidos na programação. Os textos dos participantes serão publicados na Revista Crítica de Cinemas Africanos, plataforma editorial da Mostra. Com 20 vagas disponíveis, a atividade acontece presencialmente no Auditório Makota Valdina, na Casa das Histórias/Arquivo Público de Salvador, no Comércio, nos dias 15, 16, 17, 22 e 24, das 9h30 às 12h30.


No dia 18 de setembro, o destaque fica para a masterclass “Roteiro, comunidade e conflito”, com o premiado cineasta senegalês Mamadou Dia, diretor do longa “Demba” (2024). Voltada a roteiristas e diretores brasileiros, a atividade parte da experiência pessoal e artística do cineasta para refletir sobre processos de criação não hegemônicos, práticas narrativas enraizadas em escuta comunitária e articulações entre o íntimo e o coletivo. A masterclass terá mediação da cineasta baiana Ceci Alves e contará com exibição do curta “Samedi Cinema” (2016).


Fechando o ciclo formativo, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, acontece na Faculdade de Comunicação da UFBA o minicurso “Cinemas Africanos por Mahomed Bamba”, uma homenagem ao pensador marfinense, e professor da instituição, que marcou os estudos sobre cinemas africanos no Brasil. Ministrado pelas pesquisadoras Jusciele Oliveira e Morgana Gama, o curso parte dos eixos recepção, narrativa e música para revisitar a obra de Bamba, que será homenageado postumamente com o título de Professor Emérito da UFBA.


MOSTRA

A Mostra de Cinemas Africanos 2025 (MCA) acontece de 10 a 24 de setembro e traz como foco o cinema nigeriano. Em seu 8º ano consecutivo, o festival reforça o compromisso de expandir o acesso aos cinemas africanos contemporâneos, descentralizando sua circulação e promovendo novas conexões entre o audiovisual africano e o público brasileiro. Em 2025, a Mostra amplia a sua presença nacional, acontecendo pela primeira vez no Rio de Janeiro e na cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, além das cidades de Salvador e São Paulo que tradicionalmente já integravam a Mostra. O evento é realizado pela Ana Camila Comunicação e Cultura e pela Dan Território de Criação.


Em Salvador, a MCA está organizada no âmbito da Temporada França-Brasil 2025 – iniciativa bilateral que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, sendo o único festival de cinema na Bahia a integrar a programação. A Mostra de Cinemas Africanos 2025 tem patrocínio apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


Serviço:

ATIVIDADES FORMATIVAS

MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS 2025 – SALVADOR


📌 Laboratório Crítico

Facilitador: Adolfo Gomes

🗓️ Datas: 15, 16, 17, 22 e 24 de setembro de 2025

⏰ Horário: 9h30 às 12h30

📍 Local: Auditório Makota Valdina – Casa das Histórias/Arquivo Público de Salvador

(Rua Portugal, 2 – Comércio, 11º andar)

🎟️ Gratuito | 20 vagas

📥 Inscrição online: even3.com.br/mostra-de-cinemas-africanos-611415, até 10 de setembro


📌 Masterclass – “Roteiro, comunidade e conflito: uma conversa com Mamadou Dia”

Convidado: Mamadou Dia

Mediação: Ceci Alves

🗓️ Data: 18 de setembro de 2025 (quinta-feira)

⏰ Horário: a confirmar

📍 Local: Salvador – BA (detalhes por e-mail aos selecionados)

🗣 Idioma: Inglês com tradução simultânea

🎯 Público-alvo: roteiristas, diretores e profissionais do audiovisual com atuação no Brasil

🎟️ Gratuito | 50 vagas

📥 Inscrição online: even3.com.br/mostra-de-cinemas-africanos-611112, até 10 de setembro

📩 Participantes selecionados serão informados por e-mail.


📌 Minicurso "Cinemas Africanos por Mahomed Bamba"

Ministrantes: Jusciele Oliveira e Morgana Gama

🗓️ Datas: 22, 23 e 24 de setembro de 2025

⏰ Horário: 13h às 16h

📍 Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Ondina)

🎟️ Gratuito | 50 vagas

📥 Inscrição online: even3.com.br/mostra-de-cinemas-africanos-611436/, até 10 de setembro

 
 
 
bottom of page