top of page

Axé-Amém: Novo livro une vozes negras e constrói ponte histórica entre evangélicos e povos de terreiro

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura

O livro reúne 37 textos de pessoas negras de diferentes tradições religiosas

ree

✅ 21/11/2025 | 08:45


O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, vai receber no dia 2 de dezembro, às 18h, o lançamento do livro 'Axé-Amém: Encruzilhadas da Fé Negra no Brasil', livro que reúne 37 textos de pessoas negras de diferentes tradições religiosas e espirituais.


A obra nasce do encontro entre narrativas de fé, afeto, formação política, território, família e comunidade — e propõe uma reflexão urgente sobre preconceitos, convivência e possibilidades reais de cooperação entre pessoas negras evangélicas e de terreiro.


ree

O livro é resultado de quatro meses de formação promovida pelo ISER, sob coordenação de Carolina Rocha e Ronilso Pacheco, com colaboração de Obalerá e Fabíola Oliveira. O processo contou ainda com a participação de importantes mediadoras e mediadores, como Iya Wanda de Omolu, Babá Adailton Moreira, Fezinha, Andressa Oliveira, Pastor Júlio Oliveira, Brian Kubuuca, Arthur José e Rodrigo Peniche, que contribuíram para a construção de um diálogo profundo entre diferentes matrizes de fé.


Para marcar o lançamento, o evento no MUHCAB reunirá uma intervenção musical gospel com o cantor Adiel Gustavo e uma roda de samba com repertório ancestral e afrodiaspórico conduzida por Pagode da Gigi (Giselle Sorriso), justamente no Dia Nacional do Samba.


Celebrando a potência da fé negra e os caminhos possíveis entre o Axé e o Amém, o encontro convida a todas e todos para uma roda de convivência e troca. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível na bio do ISER.

 
 
 

Comentários


bottom of page