top of page

Ato Ebó Contra o Racismo Religioso ocupará a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro na próxima segunda, dia 28

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 25 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de abr.

A concentração está marcada para as 11h, com um ato público no local

Foto: Reprodução | Redes Sociais Câmara de Vereadores (RJ)
Foto: Reprodução | Redes Sociais Câmara de Vereadores (RJ)

✅ 16/04/2025 | 23:11


Na próxima segunda-feira, 28 de abril, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro será palco de um importante ato em defesa das religiões de matriz africana. Organizado pelo Coletivo Ebó Contra o Racismo, o evento reunirá lideranças religiosas, movimentos sociais e fiéis para denunciar o racismo religioso e exigir respeito às práticas ancestrais.


ree

A manifestação tem como principal motivação as recentes declarações de um vereador do Partido Liberal (PL), que teria ridicularizado a Medicina Ancestral praticada nos terreiros há séculos. Além disso, os manifestantes protestarão contra a decisão do prefeito Eduardo Paes (PSD) de revogar a resolução conjunta SMAC/SMS nº 02/2025, que tratava de políticas de saúde integrativa respeitando saberes tradicionais.


A concentração está marcada para as 11h, com um ato público no local, seguido de uma audiência pública, marcada para às 15h, dentro da Câmara Municipal. Para reforçar a simbologia do ato, a organização pede que os participantes vistam roupas brancas e levem pipocas, folhas, flores e sua voz.


Caravanas de diversas regiões, como Campo Grande, Niterói e Jacarepaguá, já foram organizadas para garantir a presença massiva no Centro do Rio.


Coletivo Ebó Contra o Racismo

O Coletivo Ebó Contra o Racismo é uma articulação formada por terreiros, lideranças religiosas, movimentos sociais e apoiadores, unidos na luta pela preservação e valorização das tradições afro-religiosas. O coletivo atua em defesa do respeito às práticas ancestrais nos espaços públicos, do fortalecimento das políticas de saúde integrativa e da resistência contra todas as formas de discriminação que atingem os povos de terreiro.


O ato promete ser um momento de força, ancestralidade e afirmação, levando às escadarias da Câmara Municipal um grito coletivo por dignidade, respeito e liberdade religiosa.


Serviço:

  • Data: 28 de abril

  • Concentração e aula pública: 11h

  • Audiência pública: 15h

  • Local: Escadarias da Câmara Municipal — Praça Floriano, 35, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

 
 
 

Comentários


bottom of page