top of page

UERJ sedia 2º Simpósio Internacional sobre Fenômenos Religiosos no Mundo Contemporâneo

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos da Religião (NUER)


Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

✅ 24/10/2025 | 13:14


Nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será palco do 2º Simpósio Internacional sobre os Fenômenos Religiosos no Mundo Contemporâneo, que nesta edição traz como tema “Os processos da mercantilização, midiatização e politização da religião no Brasil e na Polônia”. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos da Religião (NUER) e acontecerá no Auditório 91, no 9º andar do campus Maracanã.


ree

As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 8 de outubro, e podem ser feitas através do link https://forms.gle/nKEWaLw37dFJyp289

. Os participantes que acompanharem o simpósio em sua totalidade receberão certificado de conclusão.


Com uma programação diversificada e a presença de pesquisadores do Brasil e da Polônia, o encontro busca promover reflexões sobre a presença e o papel das religiões em um contexto global marcado pela influência das mídias digitais, pela economia religiosa e pela politização das crenças.


A abertura oficial acontece no dia 10 de novembro, às 14h, com a participação das pesquisadoras Joana Bahia, Renata Siuda-Ambroziak e um representante do PPCIS (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ).


Entre os painéis do primeiro dia, estão “Religião e mídia na Polônia”, que contará com apresentações de professores das universidades de Varsóvia, Marie Curie Sklodowska e Católica de Lublin, e o painel “Cristianismo digital”, que discutirá as dinâmicas religiosas nas redes sociais, com exposições de Rodrigo Ferreira Toniol (UFRJ), Brenda Maribel Carranza Dávila (UNICAMP) e Magali do Nascimento Cunha (ISER).


No segundo dia, 11 de novembro, as atividades começam às 9h com o painel “Religiões afro-brasileiras na mídia”, reunindo apresentações sobre as representações das religiões de matriz africana no ambiente digital e na imprensa, com contribuições de Leonardo Oliveira de Almeida (UFC), Joana Bahia (UERJ) e Farlen de Jesus Nogueira (UERJ).


A programação segue com a mesa “Religiões, mídia e economia religiosa”, que abordará temas como a economia digital da fé, as novas formas de evangelização e a presença das religiões nas plataformas virtuais. Participam pesquisadores de instituições como PUC-SP, UEG, UERJ e Universidade Jagiellônica de Cracóvia.


O simpósio se encerra às 18h do dia 11 de novembro, consolidando-se como um espaço de diálogo internacional sobre as transformações contemporâneas das religiões, suas representações na mídia e seus impactos na sociedade.

 
 
 

Comentários


bottom of page