Oyá em cena: fé, ancestralidade e poder feminino no documentário da Confraria Oloyás
- WR Express

- há 6 dias
- 2 min de leitura
Por: Vodúngán Kelly de Oyá

✅29/01/2026 | 16:23
No dia 10 de janeiro de 2026, a Confraria Oloyás lançou no Museu da República o Documentário 'Confraria Oloyás - A força da fé', onde narra a história da confraria, sua fundação e trajetória, sobre Oyá, orisá feminino, Senhora dos ventos, da força e transformação - uma guerreira que está sempre pronta para o combate a favor de seus filhos e filhas. Representa o poder feminino e todo seu empoderamento, senhora do entardecer e das tempestades, amada e cultuada por seus filhos e filhas, que contam sua trajetória de amor, ancestralidade e fé com depoimentos reais de sua vivência e trajetória no caminho da espiritualidade.
Nesse cenário de união e fé, foi transmitido o documentário, onde reuniu uma plateia de senhores e senhoras estimados e respeitados dentro da religião, que puderam sentir toda a emoção e força na qual transmitiu esse belíssimo documentário, que destaca a união, fé e dedicação entre confrades e confreiras, e que juntos fazem acontecer, demonstram através de seus atos, vestimentas, símbolos toda uma representação cultural e a entrega a fé.
Este dia de grande emoção e entrega, num local de representatividade sendo ocupado com um significado de grande importância para o povo de àse, começou com um farto café da manhã, e uma exposição de um manequim com as vestimentas e aparamentos do orisá Oyá, e em seus pés sua comida predileta que é o Àkàrà, conhecido como acarajé, comida de grande representação de força feminina, que traz o sustento para muitas famílias ofertadas ao orisá Oyá - que significa Àkàrà a bola de fogo e acarajé a união das palavras Àkàrà a bola de fogo e Unjé o ato de comer. Foi um momento prazeroso de conversas e interação, após a exibição do documentário e o recebimento de moções honrosas onde destacou senhores e senhoras que fazem toda a diferença dentro da religião de matriz africana, e em seguida seus confrades e confreiras finalizaram o evento num show de simpatia entoando seus cânticos e Hino Oloyás, mostrando todo sua força e fé.
Assim como a mãe Oyá, seus filhos e filhas possuem garra, força, são leais, batalhadores, amorosos e de uma fé inabalável, e alegria que se transmite em cada olhar e gesto, uma dia para ficar na História e no coração.
Deixa ventar!
Eparrey Oyá!
Texto : Vodúngán Kelly de Oyá
Fundadora e presidente da confraria oloyá's;
Documentário produzido pelo AxéNews na pessoa de Leandro Ribeiro;
Apoiadores e agradecimentos à Onirá Editora na pessoa de Lelo Oliver e Roger Lima;
Selo vozes ao vento;
Museu da República, na pessoa de Ana Cecília e André;
Kare negócios imobiliários na pessoa de Victor Amaral.
Confira abaixo alguns registros:

Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:




.png)



































Comentários