top of page

O Candomblé nasceu como resistência

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • 8 de set.
  • 2 min de leitura

Por: Ẹ̀gbọ́n Moyses de Ògún


ree

✅ 08/09/2025 | 08:57


Resistência ao açoite, à catequese forçada, ao projeto de apagamento cultural.

O toque de atabaque, a folha sagrada, cada reza é um grito de sobrevivência que atravessou séculos de perseguição. E, ainda hoje, essa resistência continua necessária.


As igrejas neopentecostais ergueram um discurso que não apenas afirma sua fé, mas nega a nossa. Transformaram Orixá em demônio, terreiro em ameaça, ebó em feitiçaria. Não é teologia, é a estratégia demonizar o Candomblé e legitimar sua própria expansão, é criar um inimigo invisível que justifique guerras espirituais e arrecadações financeiras. É economia do medo.


ree

No entanto, quando o neopentecostal aponta o dedo e chama Exu de diabo, não fala apenas contra um símbolo religioso, fala contra a memória de um povo, contra a ancestralidade que deu forma ao Brasil.

É um ato de violência cultural, um sequestro simbólico que tenta reescrever nossa história como se não houvesse dignidade naquilo que nos sustenta.


Mas o Candomblé não é fragil diante da cruz erguida em espetáculo, ele permanece em cada agbá, e em cada noviço, nos corpos que dançam apesar da perseguição.


O que está em jogo não é apenas religião, mas memória e futuro.

Enquanto nos chamarem de demônio, seguiremos nossos ritos e cultos.

Enquanto tentarem nos silenciar, seguiremos balançando nossos adjás.


Porque o Candomblé não precisa de demônio para existir, nunca precisou construir um vilão para ser herói.

Ele é, em si mesmo, a presença viva da ancestralidade.




Ẹ̀gbọ́n Moyses de Ògún - AxéNews

Ẹ̀gbọ́n Moyses de Ògún

Moyses de Ògún é Ẹ̀gbọ́n e conselheiro no Ilê Olá Omí Àṣẹ Opo Àràkà, delegado de cultura em São Bernardo do Campo eleito pelo povo de terreiro na elaboração do plano municipal de cultura.​

Defensor da laicidade do estado, liberdade religiosa e dos povos tradicionais de terreiro, executivo do mercado financeiro e escritor. [+ informações de Ẹ̀gbọ́n Moyses de Ògún]


Redes Sociais de Ẹ̀gbọ́n Moyses de Ògún



Artigo de Opinião: texto em que o(a) autor(a) apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretações de fatos, dados e vivências. ** Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do AxéNews.


 
 
 

Comentários


bottom of page