top of page

Líderes religiosos marcam abraço simbólico na Prefeitura do Rio, no dia 14, em defesa do Estado laico

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

O ato começará a partir das 11h, na Cidade Nova

✅ 06/01/2026 | 10:29


Líderes de diferentes tradições religiosas vão se reunir no próximo dia 14, às 11h, para um “abraço simbólico” na sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, em defesa do Estado laico e do respeito à diversidade religiosa no espaço público.


O ato reunirá representantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), do Coletivo dos Povos de Terreiro, do Coletivo Voz Ativa, do Movimento Negro Evangélico, da Umbanda Rio e da Federação Israelita do Rio de Janeiro.



A mobilização ocorre após a polêmica em torno da instalação de um palco gospel no réveillon do Leme. Na semana passada, o professor e babalawô Ivanir dos Santos criticou a iniciativa, afirmando que o problema não é a existência do palco em si, mas a ausência de tratamento igualitário para as diferentes religiões.


"A diversidade não pode ser apenas um discurso. Ela exige práticas concretas de reconhecimento, representação e igualdade no uso do espaço público', afirmou Ivanir.


O prefeito Eduardo Paes rebateu as críticas nas redes sociais, dizendo haver preconceito contra os cristãos nas manifestações contrárias ao palco gospel. “É impressionante o nível de preconceito dessa gente”, escreveu ele no X. Em outro comentário, afirmou que o movimento poderia “radicalizar uma cidade aberta para todas as crenças”.


A controvérsia em torno do palco gospel ganhou repercussão após o Ministério Público Federal (MPF) abrir investigação para apurar se houve privilégio a uma religião na organização do evento.


Depois, Paes voltou ao tema e fez uma ponderação: “Peço desculpas a quem é contra o palco gospel se me fiz entender mal. Minha defesa às religiões de matriz africana e à liberdade religiosa de forma geral é pública e notória!”, escreveu.

 
 
 

Comentários


bottom of page