Lideranças serão homenageadas na Alerj por enfrentamento à Intolerância Religiosa na próxima terça-feira, dia 29
- WR Express
- há 7 dias
- 2 min de leitura
O evento integra as atividades de celebração do ‘Abril Verde’

✅ 26/04/2025 | 09:45
Em celebração ao ‘Abril Verde’, que é o mês dedicado às ações de combate e conscientização à intolerância religiosa, o mandato do deputado e presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos da Alerj, Prof. Josemar (PSOL) fará uma homenagem às lideranças religiosas por suas atuações no combate contra as discriminações. Será no próximo dia 29 de abril (terça- feira), às 17h, no auditório da Alerj.
Também haverá um encontro que debaterá a intolerância religiosa e discriminações raciais e estratégias de enfrentamento ao racismo religioso. O evento contará com líderes de diversas entidades, incluindo, entre outras, o Acervo da ativista Lélia Gonzalez, o Núcleo de Combate ao Racismo e a Discriminação Étnico- Racial (Nucora) e advogados especialistas nos crimes de Intolerância Religiosa.
As violações motivadas por intolerância religiosa tiveram um aumento de mais de 80% de 2023 para 2024, segundo dados do Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O Brasil registrou 3.853 casos de intolerância religiosa no ano passado e a cidade do Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com 764 violações. Dentro das religiões que mais sofrem os ataques de intolerância estão a Umbanda e o Candomblé, ambas religiões de matriz africana.
Somente neste ano já foram registradas 178 violações de caráter religiosos, 60 delas no estado de São Paulo, 21 casos no Rio de Janeiro e logo em seguida a Bahia com 19 ocorrências.
Abril Verde
O Abril Verde (Lei 9301/21) é um movimento contra o racismo religioso, tem por objetivo convocar os movimentos políticos e ancestrais de combate ao racismo e à intolerância religiosa contra as religiões de matrizes africanas, Umbanda e Candomblé.
“O movimento Abril Verde reforça o nosso combate ao racismo religioso. A liberdade religiosa é um direito humano fundamental que garante a liberdade de escolha para praticar e manifestar a sua fé. Seguimos na luta por políticas públicas que defendam o direito de cada um seguir a fé que escolher seguir”, disse o deputado Prof. Josemar.
Comments