top of page

Comissão sacerdotal Omo Iyalode convida a todos para o 11º Òsun festival Itaguai no próximo dia 7 de abril

 O evento é um dos maiores ligados à religiosidade de culto ao Orixá no Brasil

04/03/2024 | 10:52


O 11º Encontro de cultura Africana e Afro brasileira, Òsun festival Itaguai tem como tema 'Um abraço negro em celebração da juventude com ritimos, sabores e movimentos da diáspora', e promete movimentar a região com muitas homenagens à Ọ̀ṣun e atrações para o público no próximo dia 7 de abril, a partir das 9h. O evento é um dos maiores ligados à religiosidade de culto ao Orixá em nosso país.




O evento já faz parte do calendário anual de eventos e festas da cidade, e é declarado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Ele será dividido em dois segmentos.

O primeiro, tratará das heranças religiosas, cerimônia semelhante a Osogbo, na Nigeria, promovendo, assim, um grande intercâmbio religioso e cultural entre Brasil e Nigéria. Este primeiro momento ocorrerá no Ile Asé N'ibaim, dirigido pelo sacerdote Elias Garcia, Babá Ọlọsún do Brasil.


O segundo seguimento tratará da herança cultural, deixada pelos nossos antepassados que hoje fazem parte de nossas ações, como a música, a dança, a culinária , a arte e as indumentárias, trazendo ao público o pluralismo cultural vivido outrora por aqueles vindo de além mar. A segunda parte do evento acontecerá no Sitio Bumerangue, localizado próximo ao Ile Asé N'ibaim.


O Festival promove reflexões sobre questões que sempre estiveram na pauta da sociedade, como desigualdade social, racismo e intolerância religiosa. Além disso, o público vai conferir atividades artísticas, e, ainda, vai poder saborear não apenas a culinária brasileira, mas também a comida com raízes de África. Expositores de diversos segmentos estarão presentes.


O evento é realizado pelo Ile Asé N'ibaim e o Instituto N'ibaim, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Lei Paulo Gustavo. Conta também com os apoios de Recicle Ambiental, Conselho Estadual dos Direitos do Negro - CEDINE, e Awise Brasil Ifamuyiwa.


Serviço:

11º Òsun festival Itaguai - Encontro de cultura Africana e Afro brasileira, Òsun festival Itaguai

Data e hora: 7 de abril às 9h

Local: Ile Asé N'ibaim (Rua Ten. José Gabriel, 8 - Jardim Laia, Itaguaí - RJ)


Confira a programação completa:

8h: Abertura - Recepção

9h: Início da solenidade

9h20: Entrega das Moções, Autoridades e Personalidades

12h: Apresentação de cânticos - Igba Osun, conduzida pela Aruba Osun Asé N´Ibain. Cortejo em direção ao sítio Bumerangue St. Cândida. Entrega dos Presentes para os Orisas.

13h / 14h: Apresentação dos grupos: Afro Tafaraogi, Filhos da Marambaia, Òrùnmìlá e Grupo Expressão. Apresentação Musical dos cantores: Gabrielzinho de Irajá, JP Silva e Gamadinho.

17h: Encerramento e agradecimento aos colaboradores responsáveis pelo evento






Comentarios


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page