top of page

A Escola da Vida de Caboclo Mirim e seu legado espiritual

Por: Bianca Morelli

02/03/2024 | 14:01


Em um de seus ensinamentos, Caboclo Mirim diz: “A nossa Doutrina não conserta a vida de ninguém, mas cria condições para que cada um conserte a sua própria vida, de acordo com seu paladar.”




Nesta citação, fundamental à filosofia espiritual deixada aos médiuns da Escola de Mirim, passamos a compreender exatamente qual o propósito desta doutrina: a Reforma íntima de cada indivíduo.


O médium Benjamim Figueiredo, em 1920, aceitou a missão de reproduzir uma nova forma de fazer a Umbanda tendo como base ritualística os ensinamentos de seu caboclo.


Ensinamentos estes que pregavam a disciplina e a organização, fundamentos importantes e necessários para o equilíbrio da vida material na terra. Aqui, começa a ser desenhada a Escola da Vida, uma dimensão da Umbanda que, como diz o mestre Mirim, é uma religião séria para gente séria ou quer se tornar sério.


Assim, o que me encanta nesta doutrina é exatamente essa perspectiva de vida que incentiva o reencontro com nós mesmos, o cuidado e o acolhimento de nossas sombras.


A vida passa a ser lida como uma grande escola em que é incentivado a busca constante de nosso propósito, o aprimoramento individual e a prática da caridade para a melhor experiência de nossa vida diária.


O espírito de Caboclo Mirim nos deixou um grande legado que tem como base o indivíduo e sua reforma íntima, para tal revelou temas importantes para vida material e espiritual como a disciplina física, a escola de fonte mental, a indiferença construtiva, o triângulo da vida e tantos outros.


A Disciplina Física é de grande relevância para o dia a dia porque prega o cuidado e o zelo com o corpo físico em todos os seus aspectos. Assim, aumentando o potencial vibratório para o desenvolvimento espiritual.


A Escola de fonte mental revela-se no domínio de sua natureza emotiva, traduzindo os acontecimentos com equilíbrio e racionalidade para condução das situações adversas.


A Indiferença Construtiva intercede para que os médiuns tratem com generosidade as situações as quais observam, sem que haja necessidade de um envolvimento direto nos eventos que se desenrolam. O Mestre Mirim ensina que, aquele que não tiver disciplina para entender a si próprio, nunca poderá entender os outros.


O triângulo da vida de Caboclo Mirim, semelhante a tantas outras religiões, representa os aspectos de: Ação, Reação e Continuação. Esta visão nos faz refletir que a vida é exatamente assim, a ação em cada necessidade que temos, a reação equilibrada a tudo que nos acontece e a continuação que é a vida em constante evolução e movimento.

Existem vários pontos de vista sobre a Escola da Vida, trazida por Caboclo Mirim, entre aqueles que praticam enquanto base doutrinária até aqueles que tenham estudado seus ensinamentos, porém uma coisa é certa: há unanimidade para o rigor com a organização e disciplina.


Há quem diga que para uma doutrina espiritual essa organização é desnecessária ao trabalho, há quem se identifique de tal maneira que não consegue fazer Umbanda de outra forma a não ser aquela construída por Caboclo Mirim. Seja qual for sua opnião, esse legado é, a meu ver, um patrimônio cultural de nossa Umbanda e a ele devemos nossa gratidão e respeito.


Hoje não podemos dizer que as casas adeptas a essa doutrina pratiquem com rigor os rituais de quando Caboclo Mirim estava no comando, há mais de 100 anos atrás visto a evolução de nossa sociedade, mas há de se compreender que a filosofia, seus ensinamentos e a prática do ritual são perpetuados em muitas casas que, assim como a minha, se apaixonaram por essa doutrina e filosofia de vida.


Encerro com as palavras de Nosso Mestre Mirim: Na Escola da Vida cada um aprende a ler o seu Evangelho íntimo, para corrigir, sozinho, os desacertos que praticou impensadamente em outras encarnações.





Bianca Morelli - AxéNews

Bianca Morelli

Bianca Morelli, CCT (Comandante Chefe de Terreiro) e Mãe Espiritual da Tenda Espirita Luz de Maria. Terapeuta e Oraculista por amor, sou uma eterna aprendiz e estudiosa. Como terapeuta sou uma apaixonada pelos oráculos e busco equilibrar o desenvolvimento espiritual ao terapêutico fazendo com que cada indivíduo compreenda seu papel nesta encarnação.  [+ informações de Bianca Morelli]



Redes Sociais de Bianca Morelli

Instagram

Commenti


bottom of page