top of page

AxéNews acaba de lançar seu mais novo documentário internacional sobre o Candomblé em Portugal

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

A produção marca o quarto documentário internacional realizado pela plataforma

✅ 29/11/2025 | 09:38


O AxéNews acaba de lançar seu mais novo documentário internacional: “O oceano que abençoa a jornada e abre caminho para a história de Mãe Branca”, gravado em Portugal e já disponível na plataforma desde o dia 28 de novembro. A produção marca o quarto documentário internacional realizado pelo AxéNews, consolidando o compromisso da plataforma, sob direção do jornalista Leandro Ribeiro, em registrar, com profundidade e seriedade, a atuação das casas de Candomblé espalhadas pelo mundo.


Nesta nova jornada, Leandro atravessou o oceano para acompanhar de perto a trajetória da Iyalorixá Branca de Yemanjá, uma das sacerdotisas de candomblé mais respeitadas em Portugal e em toda a Europa. À frente do Ilê Ifê Yemanjá Asé Aganju, localizado na região de Sintra, Mãe Branca tem se tornado um dos principais pilares do fortalecimento das tradições de matriz africana no Velho Continente.


ree

Durante várias semanas por lá, Leandro desenvolveu diversas pautas jornalísticas para o AxéNews, entre elas o documentário agora lançado. A produção também registra o segundo grande evento realizado por Mãe Branca e pelo sacerdote Babalorixá Kaduh de Osoguian, do Ilê Alaketu Ijoba Asé Arabyako, de São Paulo, este ano em parceria com o Instituto Vasconcelo Educacional. O evento concedeu o título de Doutor Honoris Causa a importantes personalidades religiosas e sociais de Portugal, do Brasil e de vários outros países, um marco para o reconhecimento internacional das lideranças de axé. Duas colunistas do AxéNews também receberam o título: Mãe Kátia (SP) e Joana Bahia (RJ).


Um dos momentos mais marcantes vividos pela equipe foi o acompanhamento da Festa das Yabás, celebração repleta de beleza, força e ancestralidade. Com a autorização da casa, Leandro registrou partes da cerimônia, revelando ao público um pouco da essência do trabalho espiritual desenvolvido por Mãe Branca e seus filhos de santo.


“Realizar esse trabalho para mim é muito honroso. Mais uma vez Mãe Branca e a comunidade do Candomblé de Portugal abriram as portas para mim e para o AxéNews, reforçando a confiança e o carinho pelo que fazemos. Mostrar como o nosso sagrado atua na Europa, através de pessoas tão maravilhosas, é muito importante para todos nós. Gratidão aos Orixás por me permitirem conduzir esse trabalho”, declarou Leandro Ribeiro.


O documentário demonstra um encontro entre continentes, memórias e espiritualidade. Uma prova viva de que o axé não conhece fronteiras, ele viaja, resiste e floresce onde houver fé. Para assistir ao documentário, acesse aqui.



 
 
 

Comentários


bottom of page