Acolher, amar, guiar: a missão ancestral do Candomblé
- WR Express
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Por: Iyalorixá Branca Pereira

30/07/2025 | 09:19
É um privilégio estar aqui mais uma vez. Sou Iyalorixá Branca de Iemanjá, residente em Portugal. Sou presidente do Ilê Ifé Yemonja Asé Aganju, Dra. Capelã Internacional, Dra. Honoris Causa e Comendadora.
Mesmo tendo trilhado um percurso profissional de 35 anos, chegou uma altura em que Yemonjá me escolheu para iniciar meu caminho espiritual, que aceitei com humildade e entrega, e desde então dedico a minha vida ao culto dos orixás, ajudando as pessoas com trabalho comunitário, celebrações regulares no meu terreiro, acolhendo todos aqueles que desejam conhecer e sentir a força dos orixás; e também orientando aqueles que desejam ser iniciados na religião do Candomblé.
Esta religião é para todos, pois a nossa missão é ajudar, cuidar e amar o próximo, independentemente das suas escolhas, origem ou crença. Dar um rumo à vida de alguém, orientar, ouvir, acolher... faz toda a diferença no mundo em que vivemos.
Quero também destacar a importância da dimensão cultural do Candomblé, que precisa ser conhecida e respeitada.
No próximo ano farei parte de dois projetos a realizar em Lisboa: a retratação da festa de Santa Bárbara, tradicionalmente realizada em Salvador da Bahia, e a Lavagem de Santo Antônio, um evento inspirado na Lavagem do Bonfim, da Bahia.
Agora quero falar da grandeza do mar de Yemanjá e de tudo o que ele representa para nós. Deixo aqui um apelo importante pela proteção dos oceanos — os domínios da nossa Mãe.
Cada vez mais as nossas oferendas devem ser feitas com consciência, pois disso dependerá uma vida marinha mais saudável e que beneficiará todos em geral, pois a própria natureza é a representação viva dos orixás.
Por fim, gostaria de anunciar que no dia 11 de outubro, como representante oficial em Portugal do Instituto Vasconcelos Educacional de São Paulo, estarei a realizar o segundo evento internacional para a entrega do título de Doutor Honoris Causa.
Que Yemanjá continue a nos guiar com as suas águas sagradas, a sua força acolhedora e a sua imensidão de amor.
Odoyá, minha Mãe! Axé a todos!

Iyalorixá Branca Pereira
Sou formada em Secretariado Executivo e Tradutora correspondente em línguas estrangeiras pela antiga ESCOLA LUSITÂNIA FEMININA em Lisboa (Portugal). Durante 35 anos trabalhei como Secretária Executiva em duas Empresas, uma por 20 anos, e a outra por 15 anos. Em simultâneo, fui tradutora oficial da Escola de Línguas BERLITZ em Lisboa. [+ informações de Iyalorixá Branca Pereira]
Redes Sociais de Iyalorixá Branca Pereira:
Telefone: +351 917228218
Comments