A alegria de ser um médium de Maria Mulambo
- WR Express

- 24 de out.
- 4 min de leitura
Por: Vodúngán Kelly de Oyá

✅24/10/2025 | 13:30
Esse mês venho dividir com vocês a alegria de ter essa senhora Maria Mulambo em minha vida, Guardiã fiel, protetora, ciumenta, aquela que nunca abandona seus filhos.
Comecei a incorporar Dona Maria Mulambo aos 15 anos de idade, hoje tenho 47 anos, e desde então nunca estive sozinha. Acompanhou todos os momentos e fases da minha vida, estando ao meu lado como uma fiel escudeira. Vive comigo intensamente os momentos bons e ruins da vida, protege a mim e aos meus, toma conta de toda a minha família abraçando e abençoando o caminhar de cada um deles, sendo aquela mãe e avó protetora mesmo que cuida, briga, se zanga, que aconselha e que cada um pode contar em todos os momentos. Em meu àse, casa de santo na qual tenho aberta não é diferente, meus filhos se tornam seus filhos também, e assim ela os aconselha e os ampara. Ai de mim, e ai de nós se não fosse Maria Mulambo da Lixeira.
A pombagira pode chegar na vida de cada um de acordo com seus médiuns, e sua etapa de vida traz consigo sua energia para a vida daquela pessoa se mostrando em seu jeito e trejeitos e começa ali uma troca energética e de missão onde cada um evolui espiritualmente em seu plano espiritual. Pombagira é força, é alegria e caminhos abertos para a vida.
Durante o decorrer do ano e todo mês faço consulta com Dona Maria Mulambo, consultas, essas gratuitas, ela trabalha dando aconselhamentos espirituais, aconselhamentos amorosos, aconselhamentos de vida, seja em qualquer área podendo ser saúde, financeira, familiar ou amorosa, indica trabalhos espirituais, banhos, rezas, oferendas e magias.
Em agradecimento a tudo que essa senhora, Dama da noite - rainha das encruzilhadas, faz em nossas vidas nos preparamos e fazemos uma linda festa em sua homenagem como retribuição a tudo que nos faz o ano inteiro, e esse ano não foi diferente. Realizamos sua festa esse mês onde foi tudo preparado com muito capricho e muito zelo em sua homenagem, tudo pensado, planejado e realizado nos mínimos detalhes, de acordo com seus gostos e costumes e também pensado em proporcionar uma festa alegre com muita comida, bebida e conforto para seus clientes, amigos, filhos e convidados, e assim divido com vocês a alegria desse momento.
Semanas anterior a festa, tudo é preparado para o grande dia com costuras de suas roupas, de toalhas e laços a serem usados na festa, preparação de suas lembrancinhas, doces e bolos, quitutes, comidas e bebidas e a cerimônia espiritual onde se é realizada no dia anterior à festa.
A festa começou com a recepção de seus convidados onde os filhos da casa recebiam de forma muito educada a cada um que chegava na casa de àse, após tem a grande chegada de Dona Maria Mulambo em sua médium Vodúngán Kelly de Oyá. Já incorporada, ela entra para se vestir com seus traje novo que ficou belíssimo feito com todo amor e carinho para esse grande dia. E lá vem ela distribuindo sua alegria, distribuindo rosas e buqquets de flores do campo, suas preferidas para seus convidados. Após muitas danças ela entra para fazer sua troca de roupa em uma roupa confeccionada especialmente para ela de acordo com seus gostos, e como de costume ela sai com 8 saias vestidas onde tira de seu corpo e distribui 7 saias às pessoas de sua escolha como símbolo de seu carinho e sua proteção, ao som do toque do atabaque e da cantiga 'Ppedacinho de Mulambo para quem tem fé', distribuindo assim seu àse e força.
É sempre um momento de muita emoção entre todos da festa, após ela faz outra troca de roupa e sai distribuindo seus presentes e lembranças, entre eles em especial seu perfume muito chique e elegante com fragrância feita a partir de sua determinação com mistura de essências e àse. Ao total, esse ano foram 4 trocas de roupas cada um com seu momento especial sendo as duas primeiras de tecidos luxuosos e as duas últimas saídas com saias belíssimas feita uma de babados de chita e a outra em retalhos de tecidos, causando grande emoção entre todos que ali estavam. A festa foi regada a muita comida incluindo petiscos, frios, caldos e um saboroso churrasco com chopp sendo servido do início ao fim saboroso e gelado. A ornamentação com muito bom gosto entre rosas e flores do campo com um bolo de 5 andares e trufas recheadas na composição da festa, um carrinho estilo de chá com suas bebidas prediletas e outra mesa com bebidas a vontade sendo servido a pombogiras e exus convidados para estarem presentes incorporados em seus médiuns abrilhantando ainda mais esse momento. Com um detalhe muito interessante, todos os anos na decoração é incluído uma parede de chapéus onde é exposto os chapéus de Dona Maria Mulambo, e ela durante a festa faz trocas de uso com ele ou com convidados.
Dona Mulambo ganhou vários presentes cada um mais bonito que o outro fazendo uma fila entre eles para a entrega e receber em troca seu abraço e sua gratidão como uma grande rainha merece, uma festa sem dúvida nenhuma, para ficar na história de tão linda e exuberante, e ao mesmo tempo singela, delicada indo do luxo ao simples como as características dessa Guardiã Maria Mulambo da Lixeira.
Agradecimentos a família carnal de Vodúngán Kelly de Oyá, aos filhos do àse Xwé Réwà Sojú losún que fizeram acontecer, à Confraria Oloyás, aos coautores do livro 'As Guardiãs', à Editora Onirá, a diretoria do projeto Crianças de Àse, aos Bàbálórisàs Ìyálórìsàs, Babalawos, clientes e amigos que tiveram presentes fazendo desta noite uma noite mágica, com muita alegria e fé como se diz a frase: "Quem tem fé não caminha sozinho".
Confira alguns registros dessa grande festa:

Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:
















































"Que esta senhora seja sempre abençoada com muita prosperidade, caminhos iluminados e alegria infinita em sua vida. Salve nossas guardiãs! Salve Dona Maria Mulambo da Lixeira!"