top of page

17ª Edição do Prêmio Atabaque de Ouro terá o tradicional bloco Cordão do Bola Preta como padrinho

Atualizado: 17 de nov. de 2023

O evento vai acontecer na quadra da Grande Rio

Foto: Reprodução

14/11/2023 | 16:12


Este ano, a edição do Prêmio Atabaque de Ouro é mais do que especial. Em 2023, o ICAPRA – Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro celebra suas Bodas de Prata, que serão comemoradas durante a 17ª Edição do Prêmio Atabaque de Ouro, no dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, a partir das 14 horas (abertura dos portões às 13h), na Quadra da G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio. E para abrilhantar ainda mais a festa, o padrinho desta edição do Prêmio será o Cordão da Bola Preta, que completa 105 anos no dia 31 de dezembro, e arrasta milhões de pessoas pelas ruas do centro do Rio no sábado de carnaval!



A biografia do Cordão da Bola Preta está intimamente ligada à história do carnaval brasileiro, em especial ao carnaval de rua. Palco de lançamentos de centenas de marchas e sambas, hoje presentes no cancioneiro nacional, além de cantores e compositores como Pixinguinha, Mario Lago, Emilinha Borba, Jamelão, Ataulfo Alves, Braguinha, Jorge Goulart, Gilberto Alves, Alcione, Neguinho da Beija-Flor e João Roberto Kelly, Embaixador do Bola e último compositor de carnaval da Era de Ouro ainda vivo, felizmente, além de muitos outros. Ainda hoje, possui uma banda com associados, músicos militares e frequentadores do clube, visando ser fiel a tradição.


O presidente do Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho, falou sobre o convite para o Bloco ser o padrinho desta edição:


“Foi com grande honra que o Cordão da Bola Preta aceitou o convite para apadrinhar a 17ª Edição do Prêmio Atabaque de Ouro. Em uma sociedade como a nossa, é importante prestigiarmos todos aqueles que reconhecem e promovem a cultura popular e que combatam as intolerâncias, em especial a religiosa, atualmente tão difundidas na sociedade. Agradecemos ao ICAPRA pelo convite e confiança e vamos levar nossa alegria e folia para somar em uma festa linda para todos.” - conta Pedro Ernesto Marinho, presidente do Cordão da Bola Preta.


Há tempos que o diretor do evento, Marcelo Fritz, sonha em ter o Cordão da Bola Preta como padrinho, pois o Bloco foi parceiro do ICAPRA quando este lançou seu primeiro festival de melodias de terreiro em 2003, o Fesotera - ICAPRA, que ocorreu na antiga sede do Bloco, na 13 de maio, centro do Rio.


"Trazer o Cordão da Bola Preta para estar junto conosco nesta luta pelas culturas populares e contra a intolerância religiosa é de extrema importância. Unir forças, pois o estado do Rio é o segundo do Brasil com maiores números de casos de intolerância tolerância religiosa. O movimento de músicas populares de terreiros junto com o samba e bloco de rua é uma aliança perfeita, que pretende mostrar para a sociedade valores desconhecidos por grande parte, que por não conhecerem, às vezes chegam até a demonizar por pura ignorância." declara Marcelo Fritz – diretor do Prêmio Atabaque de Ouro.


Cada edição do Prêmio Atabaque de Ouro tem um padrinho ou madrinha, um grande artista consagrado pelo público. Já ocuparam essa posição: Alcione, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Elymar Santos, Rita Benneditto, Tia Doca, Nelson Sargento, Sandra de Sá, Neguinho da Beija-Flor, Pretinho da Serrinha, Moacyr Luz, Dudu Nobre no passado, dentre outros.


Além das apresentações dos concorrentes, muitas atrações estão programadas como feira de arte e cultura afro, gastronomia de terreiros (acarajé, entre outros), shows e apresentações.


Hoje, o Prêmio Atabaque de Ouro contempla com a seguintes premiações:

Campeão dos Campeões, Melhor Festival, Campeão de Títulos, Melhor Coreografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Intérprete, Melhor Voz Veterana, Melhor Curimbeiro, Revelação e Melhor Letra. Mas quem disse que a torcida seria esquecida? Também temos o Prêmio para a Melhor Torcida.


SERVIÇO:

17ª Edição do Prêmio Atabaque de Ouro

Data: 19 de novembro de 2023 (domingo)

Horário: Das 14h às 20h

Local: Quadra da G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio

Endereço: Rua Almirante Barroso, nº 5 - Centro, Duque de Caxias – RJ

Ingressos e mesas: (21) 97032-9289 (Marcelo Fritz)





Comments


bottom of page