top of page

Ìyámì Osóronga: as mães ancestrais

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Por: Vodúngán Kelly de Oyá

04/05/2025 | 21:17


É indiscutível a força das mães ancestrais, mas até hoje em dia é difícil a compreensão sobre o que é. Então, trago essa matéria para que possa esclarecer o que é essa força ancestral. Iyámi não é um orisá, ela esteve presente junto com Eledumare, o Deus supremo, na criação do mundo, onde ele a criou como uma força ancestral feminina extremamente poderosa, e deu a ela a responsabilidade e poder de punir todos aqueles que tentassem contra o equilíbrio e harmonização da terra.



Ìyámì não é má, porém é ela quem julga e controla os ajoguns e nos envia de acordo com nosso merecimento podendo ser um grande obstáculo em nossas vidas, nos trazendo dor e sofrimento, trazendo percas, infortúnios, doenças e até a morte.

Seu poder é tão grande que nos referimos a ela sempre no plural pois ela representa uma coletividade.


Elas são divididas em 3 fases: Iyami funfun, Iyámi pupá e Iyámi Dudú. Sua representação é o útero feminino. É importante, no decorrer de nossa caminhada, fazer oferendas e rituais para apaziguar sua força e sua ira como forma de trazer benefícios e bênção em nossa vida.


Ela tem o poder de antecipar a morte a tornando prematura ou prolongar a vida, seu culto é secreto assim como seus cultuadores devem ser discretos, observadores, fiéis, leais, falar pouco, ser tolerante e paciente. Ao nos referimos a elas devemos ter o máximo de respeito e cautela e não invoca-las em vão.


Sua saudação Èepá Iyámi!

Agba o Eleye



Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Commenti


bottom of page