Por: Lucas Franco
10/09/2024 | 19:28
Falar de São Miguel Arcanjo não é tarefa fácil para mim. Ele quem guia nossos passos no mundo físico e no astral, o padroeiro e protetor da nossa Fraternidade, a estrela que ilumina nossa Casa de Umbanda, é também quem a batiza com seu próprio nome: Fraternidade São Miguel Arcanjo.
Segundo as escrituras, São Miguel reuniu sob a mesma bandeira todos os Anjos fiéis.
O seu nome em hebraico, “Mi-ka-El”, significa “Quem é como Deus?”.
Foi este o grito de batalha entoado antes de guerrear e vencer Lúcifer e seus anjos rebeldes.
Penso que essa batalha narrada nos livros sagrados, é uma poética metáfora que acontece diariamente em nós, diante das possibilidades da vida, se materializando através do nosso livre arbítrio.
Para falarmos de São Miguel é importante lembrarmos que a figura do Arcanjo está na dimensão da fé, não existindo uma unanimidade ou definições necessariamente objetivas.
Acredito ser válido iniciar o texto lembrando que não temos nenhuma pretensão em esgotar o tema ou trazer dogmas.
O príncipe dos exércitos celestiais é ponto de convergência que envolve a fé de inúmeros povos e religiões ao longo da história. Sempre ligado a defesa, ao combate e a purificação espiritual.
É figura presente no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo.
Existem tradições como o Catolicismo Romano, que por exemplo, estabelece a existência de 3 arcanjos de nomes conhecidos: Miguel, Rafael e Gabriel. Outras tradições dirão serem 7 arcanjos e nomeando-os todos. Muitas formas de espiritualidade vão abordar esse tema, não existindo verdade única, alguns agrupamentos vão estabelecer outros números de arcanjos, que seriam seres angelicais de alta envergadura espiritual que entre outras funções, são os chefes dos anjos.
Se observarmos as bíblias católicas romanas e as protestantes, em suas versões oficiais, (sim, são diferentes, possuem número de livros distintos) vamos ver que em ambas as bíblias, a palavra escrita "Arcanjo", somente é usada para chamar Miguel, sendo Rafael e Gabriel chamados na literalidade bíblica de "anjos", não existindo nenhuma passagem que os chamem de Arcanjos. Dessa forma São Miguel é o único Arcanjo na Bíblia sagrada, se considerarmos "somente a escritura".
Alguns irmãos como os Adventistas e Testemunhas de Jeová afirmam o Arcanjo Miguel ser o próprio senhor Jesus em versão guerreira.
Em diversas escolas espiritualistas e esotéricas é figura central, como um espírito puro, na proteção da fé e da luz, guardando os iniciados e adeptos.
Nas Umbandas devido ao seu caráter combativo, é fundamental nas desobsessões, antimagias e libertações. Vemos comumente sendo sincretizado com Exu, Ogum e Oxaguiã.
Há a crença dele ser um grande protetor das almas que buscaram em vida um caminho de bondade. Através de sua balança, pesa nossas consciências, protegendo aqueles que possuem merecimento.
Como dissemos é uma figura marcante e, ao longo da história, grandes professores da vida tiveram especial devoção e até mesmo profundos relacionamentos com o Príncipe das Milícias Celestiais. Podemos citar por exemplo, as visões de Santa Joana D`Arc, as orações feitas por São Francisco de Assis, a devoção de Padre Pio e tantos outros.
Para nós da Fraternidade, o Arcanjo Miguel é o símbolo máximo da força, da proteção, e da pureza divina, sendo a representação luminosa do espírito Crístico em Glória e Poder. O grande Rei de Umbanda.
Líder dos exércitos de espíritos da paz, trabalha incansavelmente pela nossa evolução, enviando seus soldados da luz para nos defender nos combates espirituais e nas demandas materiais.
Em sua destra traz a espada luminosa que abre nossos caminhos em direção ao crescimento, combatendo o mal que há em nós e em nossa volta.
Em sua mão esquerda a balança a fim de sempre atuar de acordo com a Lei Divina, cumprindo as ordens supremas.
Sua iconografia trás o "diabo derrotado”, sob seus pés, como mais um símbolo, representando assim, como o mal se humilha pequeno e passageiro como de fato é diante do tempo, da verdade e da luz.
Salve o comandante dos exércitos divinos!
Saravá o Rei de Umbanda!
Defendei-nos nos combates!
Lucas Franco
Lucas Franco é funcionário público. Nasceu na Umbanda, fazendo parte da quarta geração de umbandistas de sua família. É palestrante e dirigente da Fraternidade São Miguel Arcanjo, casa situada no Rio de Janeiro.
Redes Sociais de Lucas Franco
Comments