Haverá homenagens também no Centro, na Ilha, e em Saquarema, na Região dos Lagos
25/01/2022 | 11:29
Representantes de casas religiosas de matrizes africanas realizam a partir da próxima semana homenagens à Iemanjá. Cultuada tanto na Umbanda como no Candomblé, Iemanjá é considerada como a mãe de quase todos os orixás. O nome tem origem no idioma africano yorubá, sendo o termo "Yéyé Omó Ejá", que numa tradução literal seria algo como "mãe cujos filhos são peixes".
Diversos municípios e bairros do Rio de Janeiro irão acolher homenagens à Iemanjá nos próximos dias. A prefeitura do Rio de Janeiro declarou as festas de Iemanjá nas praias como Patrimônio Cultural Carioca. O decreto lembra que o sincretismo religioso é uma forma de expressão da cultura afrobrasileira. Desde o ano passado, todos os 'Presentes de Iemanjá' do Munícipio do Rio constam num calendário unificado.
Confira alguns deles:
Homenagem à Iemanjá em Saquarema
Em Jaconé (Saquarema), o 'Presente de Iemanjá' acontece já no próximo sábado, dia 28 de janeiro. Essa é a 8ª edição do evento, que é coordenada pelo Babalorixá Elias de Yansã.
A entrega dos presentes será às 14h na Rua 86, lote 06, quadra 1817, Jaconé - Saquarema.
Homenagem à Iemanjá no Arpoador
Idealizada pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do Candomblé, o Dia de Iemanjá no Arpoador 2023 reunirá, das 15h às 22h, representantes de casas de Umbanda e Candomblé, além de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu. odo o ritual de oferendas será liderado pelo lendário Mestre Bangbala, 103 anos, o Ogan mais antigo do país em atividade e patrono do Dia de Iemanjá no Arpoador.
Programação:
15h – Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim)
Tambores de Olokun
Ogan Kotoquinho
Afoxé Filhas de Ghandy
Afoxé Oré Lailai
17h – Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador)
17h30 – Roda de Candomblé com Ogan Bangbala e Pai Dário de Ossain
Roda de Umbanda com Tião Casemiro
Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda
Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo
19h30 – Boas vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André.
Roda de Afoxés e Umbandas
20h – Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Marcelinho Moreira, Carlinhos 7 cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados.
22h – Encerramento
Das 15h às 22h – Feira Crespa
Dia de Iemanjá no Arpoador é uma realização do Instituto Floresta e da Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através do Edital Foca 2022, Prefeitura do Rio de Janeiro. Os parceiros são: Riotur, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Políticas da Mulher, Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa, Subprefeitura da Zona Sul, Ilê Axé Onixegun, Companhia de Aruanda, Alalaô Kiosk e Hotel Arpoador.
Homenagem à Iemanjá na Barra da Tijuca
Realizada há 11 anos, as celebrações na Barra ocorerrão, também no dia 2, a partir das 10h e irão até às 17h, na Avenida do Pepê, no Quebra Mar.
Programação:
10h - Concentração dos balaios para oferendas, no Quebra Mar do posto 1, na Av. do Pepê.
13h - Chegada do balaio principal, Xire de yemoja Keto Jeje, Angola, Umbanda...
Mediante as condições do mar, os balaios serão levados com as oferendas à Rainha do Mar por volta das 15h/16h, seguido de uma peixada oferecida pela Associacao de pescadores, APELABATA.
Durante o evento, haverá a 'Feira Negrindia', embaixo do Elevado do Joá, comida, artesanato e culinária afro indígena e expressões culturais.
Homenagem à Iemanjá no Centro do Rio
No Centro do Rio, o Afoxé Filhos de Gandhi realiza a tradicional entrega do Presente de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro.
Programação:
6h - Abertura da sede
7h - Preparação dos balaios
8h - Xirê
9h - Saída do Cortejo da sede Afoxé Filhos de Gandhi, Rua Camerino, 9 em direção ao Píer Mauá, retornando à Praça dos Estivadores (Rua Camerino S/N). Por lá, acontecerão apresentações afro-culturais.
Homenagem à Iemanjá em São Gonçalo
Em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, as homenagens ocorerrão no dia 5 de fevereiro, e a concentração começará às 8h na Praia das Pedrinhas. A festa, que este ano está em sua 15ª edição, é reconhecida como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa da cidade, através da Lei 1022/2019.
Programação:
8h - Concentração
9h30 - Festejos + Procissão do Presente de Iemanjá
10h - Entrega dos certificados às autoridades e personalidades da cultura afro
10h45 à 12h - Apresentações Culturais: Folia de Reis, Grupo Afro Conexões, Afoxé Tuala Bumoxi e Roda de Capoeira
13h - Baterias das Escolas de Samba
14h - Banda de Forró Seu Ivo
15h - Grupo Awurê
16h - Show de Ella Fernandes
17h - Samba com Bruno Paiva
18h - Show de Fred Tavares
Homenagem à Iemanjá na Ilha do Governador
Também no dia 5 de fevereiro, acontecerá homenagens à Rainha do Mar na Ilha do Governador. O evento será na Praia da Bica a partir de 12h.
Programação:
12h - Xire Louvar Exu
12h30 - Almoço
13h30 - Saída do Balaio Carreata em direção à praia
14h30 - Chegada à praia (homenagens e agradecimentos)
15h - Xire
16h - Entrega do Balaio
16h - Apresentação Cultural
Homenagem à Iemanjá em Sepetiba
Sepetiba fecha as homenagens à Iemanjá. Por lá, as celebrações irão acontecer no segundo domingo de fevereiro, dia 12, no Clube Recôncavo de Sepetiba. Essa é a 29ª edição do Presente de Iemanjá de Sepetiba, que é coordenada pela Etemí Flávia de Osun.
Programação:
9h - Café da Manhã
10h - Atividades culturais
11h - Louvação e Roda aos Compadres e Patrono Espiritual Zé Pilintra
12h - Saída em caminhada pela Rua São Tarcísio e Orla da Praia do Recôncavo (Dona Luiza)
12h40 - Xirê em todas as nações para a Rainha do Mar. Colocação dos presentes na Baía de Sepetiba com transporte gratuito (dos presentes) no barco.
🔻 Este conteúdo gerou valor para você?
Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.
Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.
Comments