top of page

Oxossi: O Orixá da Caça e do Conhecimento

Por: Glauco Garcia


Foto: Bruno Nascimento | Unsplash

20/01/2025 | 07:54


*** A beleza da Umbanda está na imensa variedade de doutrinas e trabalhos espirituais, na dúvida quanto a nossa opinião converse com seus Dirigentes e sigam o que for o entendimento de sua casa espiritual***


Hoje, falaremos do grande homenageado do dia, Oxossi, sincretizado com São Sebastião. Oxossi é o guerreiro de uma flecha só, o Orixá da Caça, o Grande Odé, rei das matas e florestas. Ele tem relações profundas com as energias cósmicas que regem a fauna e a flora terrestre.


Poderíamos começar contando as lendas de Oxossi, Rei de Ketu, irmão de Ogum, de quem recebeu seu Ofá (Arco e Flecha). Poderíamos dizer que é filho de Oxalá e Iemanjá ou que se apaixonou e teve filhos com Oxum, mas não o faremos, pois essas histórias são facilmente encontradas na internet. Em vez disso, vamos nos concentrar no que torna Oxossi tão especial.



Uma das lendas mais conhecidas é a do Grande Pássaro. Oxossi, com sua única flecha, matou o pássaro enviado pela feiticeira Àjès para destruir o povo de Ketu. Após todos os grandes guerreiros falharem, foi Oxossi quem salvou o povo, ganhando o título de "òsóòsi", que significa "Caçador do Povo" em Iorubá. Essas lendas são importantes para conhecermos a origem dos termos, da cultura, dos símbolos e, principalmente, da história. Porém, resumir Oxossi a isso seria muito pouco.


Oxossi é o chefe de uma das sete linhas da Umbanda, rei das matas e chefe dos caboclos. Seu elemento é a terra, e ele vibra no chacra esplênico. Na Umbanda, é representado pela cor verde e seu dia da semana é a quinta-feira. Sua principal representação é o Ofá, arco e flecha única.


Toda essa preparação e sabedoria, no entanto, ainda não basta para representar o porquê um Orixá, Energia Vibracional divina, foi criado por Deus. Oxossi é mais que isso, Oxossi é o Conhecimento. Sua flecha única demonstra a perícia que só a sabedoria pode alcançar. Oxossi representa a busca constante pelo conhecimento, a lei do progresso, e a evolução que só o aprendizado pode proporcionar. Por esse motivo, Oxossi é ligado ao Ensino, à Cultura, à Filosofia, à Arte e à expansão dos limites individuais de cada um.


O conhecimento nos permite reinventar e progredir. Oxossi busca nos sintonizar ao progresso do planeta, dos animais e vegetais. Ele domina as matas e tem profundo conhecimento das ervas e dos caminhos que devemos percorrer. Os caboclos nos ensinam que não é possível caminhar na mata cansado, sem planejamento e especialmente sem conhecimento. Um caboclo despreparado cai rapidamente. E, meus amigos, a mata nada mais é que a metáfora de nossa vida.


Oxossi foi sincretizado com São Sebastião, que por volta do ano de 283 arriscou sua vida, sendo cristão, ao se alistar no Exército Romano com o objetivo de confortar os corações daqueles que eram presos e condenados simplesmente por terem uma crença diferente, a crença no Cristo. Por sua postura e desempenho, agradou muito aos Imperadores Diocleciano e Maximiliano, sendo promovido a guarda pessoal dos imperadores, a guarda Pretoriana. Por volta de 286, foi descoberto, acusado de traição e condenado a morrer através de flechas. Por isso, tem sua imagem na igreja católica como um prisioneiro com flechas em seu corpo. No entanto, essas flechas não foram suficientes para matá-lo. Foi dado como morto e atirado em um rio, ledo engano. São Sebastião foi resgatado e cuidado por Santa Irene e, uma vez recuperado, apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Santa Luciana

resgatou seu corpo, limpou-o e sepultou-o nas catacumbas.


São Sebastião é o padroeiro da nossa cidade, Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e é sincretizado com Oxossi por sua luta incessante na defesa do ânimo cristão e, principalmente, pelas flechas que ele foi capaz de suportar.


Meus irmãos, o acaso não existe, e não por acaso, o anunciador da Umbanda escolheu apresentar-se como um Caboclo. A Umbanda é uma religião que tem em seus fundamentos também a busca por conhecimento, e o Caboclo das Sete Encruzilhadas, sendo caboclo, representa a retidão da flecha certeira de Oxossi, onde não há espaço para dúvidas ou falhas, pois o Guerreiro Odè já possui o conhecimento e já o pôs em prática. Sendo, portanto, não somente um conhecedor, mas também um sábio, pois é capaz não somente de ensinar com

palavras, mas com exemplos baseados em sua experiência.


Que hoje e durante todo o ano de trabalhos espirituais que se iniciam, Oxossi, o Caçador do Povo, possa nos livrar de todas as demandas, de todas as energias perniciosas que atraímos para nós e que essa energia positiva e divina da busca pelo conhecimento possa estar palpitante no nosso interior. Que a sabedoria de Oxossi e de todos os caboclos possam nos mostrar os caminhos seguros e certeiros no meio da grande mata que é a nossa caminhada na Terra.


Òké Aro!!! Salve Oxossi! Viva São Sebastião!




Glauco Garcia - AxéNews

Glauco Garcia

Glauco Garcia - Nascido em familia fundadora do Centro Espirita Caminheiros do Alem (CECA-RJ) , tem a presença mediunica em toda sua familia desde que nasceu. Conheceu a Umbanda e é medium do Centro de Umbanda Caminhos de Aruanda (CUCA-RJ) desde 2014... [+ informações de Glauco Garcia]



Redes Sociais de Glauco Garcia

Comments


bottom of page