top of page

O Brasil consegue se reinventar?

Por: Jefferson Arouche

Foto: Lucas Mascarenhas

03/11/2023 | 13:23


Certo dia D. Pedro I resolveu abdicar ao trono, pensando de repente, em dar cabo às mentiras construídas pelos apropriadores do Brasil, sim! Os portugueses. Mas não foi bem assim! Seu filho ainda muito novo, não tinha condições de assumir as responsabilidades de um monarca. Então, a tal regência iniciou sob duas fases que serviram para a criação de duas vertentes sociopolíticas: os conservadores e os liberais. Mas o escopo não era a população brasileira! Claro! Os liberais- leitores assíduos do jurista francês Benjamim Constant- queriam a federalização do país e consequentemente mais autonomia para os seus negócios. Os conservadores, também estavam preocupados com a evolução dos seus empreendimentos e manutenção de poder.




Enfim, D.Pedro II passou sofrendo com os diversos levantes até a chegada da República. Militares apoiando um golpe sob os sapatos da aristocracia! E o povo? Passando fome e sem educação factível. A primeira favela foi criada após a derrubada dos cortiços, nascendo o Morro da Providência. Negros alforriados e mestiços também desempregados, o solo da política brasileira, que disputava entre canhões e ameaças, seus interesses nada republicanos.


Na ralé, samba e noites de magia do Pai Quilombo no Morro Pinto e nascia a Umbanda. Religião afluente dos conceitos do também brasileiríssimo Candomblé. Mas a manutenção da cultura negra e originária também incomodava os anseios brancos dos liberais e conservadores e o planejamento foi cumprido com o preconceito e discriminação, alicerçado por vertentes religiosas que nunca nos pertenceram, sendo somados os conceitos patrióticos ao Cristo branco, nesse cateto de desconfiguração da identidade coletiva do verdadeiro brasileiro.


Esse liquidificador de egoísmo e falta de respeito, resultou no Brasil da atualidade. Sem nome e sentimento próprio! Lotado de frações do Estado e navegando como um barco ao infinito. Vamos conseguir retomar o nosso rumo?


Um barco remando contra a maré…




Jefferson Arouche - AxéNews

Jefferson Arouche

Jefferson Arouche é graduado em Segurança Pública, Doutor H.C Febraica/OCB, Líder Cidades RenovaBR, e Coordenador Intra e Inter-religioso do Afro-Movimente. [+ informações de Jefferson Arouche]



Redes Sociais de Jefferson Arouche

Instagram | Facebook

Comentários


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page