top of page

Encontro Nacional de Umbanda será realizado em julho no Rio de Janeiro

Por: Pai Marcelo de Xangô



18/06/2024 | 10:36


O Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda – SEDE RJ, será o anfitrião da 2ª edição do Encontro Nacional de Umbanda, que visa promover o congraçamento entre as comunidades de terreiros, destacando a importância e a valorização da comunidade umbandista no Brasil e no Mundo, assim como a elaboração e o aperfeiçoamento de instrumentos de combate à intolerância religiosa. Também se considera a promoção do acesso da população em geral ao seu vasto patrimônio cultural material e imaterial, proporcionando um amplo debate com temas atuais que servirão para a emissão de um relatório com proposições de políticas públicas para a garantia nossos direitos.



A Umbanda é baseada no culto dos orixás, caboclos, pretos-velhos, crianças, exu, pomba-gira, baianos, boiadeiros, ciganos, entre outros, e tem três conceitos principais: caridade, luz e amor.


A sua primeira edição foi realizada no Estado da Bahia, em 2023, em parceria com a Associação de Terreiros da Bahia Egbé Axé, ano em que a umbanda completou 115 anos.


O ENCONTRO NACIONAL DA UMBANDA ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, nas cidades do Rio de Janeiro, Magé e São Gonçalo, que são cidades emblemáticas, devido a sua historicidade e importância para os povos de terreiro. O evento contará com delegações de aproximadamente 15 estados da federação e de pelo menos 03 países. Já no primeiro dia iniciaremos os debates de 10 temas divididos em 05 grupos temáticos, na UERJ e a noite teremos a Cerimônia Oficial do Encontro na Sala Cecília Meireles, com uma programação cultural e artísticas bem como a presença de diversas autoridades públicas e lideranças religiosas de nosso Estado e do País. Na ocasião será realizado a entrega do Troféu Juberli Varela, homenagem em vida à nossa referência de dedicação a nossa Umbanda, com mais de 56 anos de sacerdócio, missionário, nascido em 1946, Embaixador Mundial da Paz, Embaixador da Carta Magna da Umbanda, promovendo a Umbanda em todos os estados da Federação, combinando um trabalho religioso e social.


No segundo dia, pela manhã, será realizado o Circuito de Herança Africana, em parceria com o Instituto Pretos Novos – IPN e uma atividade cultural no MUHCAB e na parte da tarde as atividades serão realizadas no Píer Piedade em Magé, local que está o busto de Maria Conga, importante personagem da História de Magé, líder guerreira que veio escravizada do Congo e lutou pela libertação do povo negro do Brasil, tendo conquistado sua alforria aos 35 anos, quando fundou o quilombo Maria Conga na cidade, para proteger e cuidar dos negros que fugiam dos açoites nas senzalas. Neste local será realizado um Workshop sobre a importância do Porto Estrela, fala de autoridades locais e suas lideranças religiosas e por fim um festival com o nome de “SARAVÁ MEU POVO”.


No terceiro e último dia, estaremos em São Gonçalo, no Bairro de Neves, onde existe hoje a Praça do Marco Zero da Umbanda, que tem o nome do anunciador da Umbanda, Zélio Fernandino de Moraes onde haverá um Ato de hasteamento da bandeira da Umbanda, bem como outras atividades. Logo após seguiremos para o Centro Municipal de Tradições Nordestinas, ao lado da praça, onde será realizada a planária para a elaboração do Relatório Final do nosso Encontro com proposições extraídas dos debates realizados na UERJ e que será apresentado as diversas esferas do poder executivo, legislativo e judiciário.


Venha participar conosco em um ato de congregação de nossas “Casas de Santo” pois temos características comuns, como a manutenção das tradições de matriz africana, o respeito aos nossos ancestrais, os valores de generosidade e solidariedade, o conceito amplo de família e uma relação próxima com o meio ambiente.


Fotos:






Rodrigo Carneiro - Babazinho - AxéNews

Pai Marcelo de Xangô

Pai Marcelo de Xangô, Dirigente Espiritual do Centro Espírita Pai Joaquim de Angola e Vovó Catarina da Bahia, em Santo Aleixo - Magé/RJ há 11 (onze) anos, e atual Presidente Estadual do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda – RJ, desde 09 de abril de 2022, entidade civil religiosa, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, destinada aos estudos e a prática da doutrina da associação dos povos e comunidades afro-brasileira e matriz africana, e suas ramificações, baseados nos ensinamentos da Carta Magna de Umbanda, legitimando a Umbanda com entendimento interno, cultural e religioso. [+ informações de Pai Marcelo de Xangô]     


Rede Social de Pai Marcelo de Xangô

Instagram | Instagram | Instagram


Telefone: (21) 984794501

Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page