Por: Iya Angélica de Sango
23/03/2023 | 15:26
Muita vezes vamos levando a vida com nossas crenças sem pensarmos na existência de todas as coisas, e no criador das mesmas. Na visão yoruba, cultura dos orisa que estamos também inseridos através da religiosidade, Olodunmare ser supremo criador e o responsável por toda a existência.
Pensar sobre ele é pensar a nossa própria existência e a de tudo que nos cerca aqui no aye e no Orun. Os ensinamentos sobre a vida estão contidos nos escritos dos Odu que relatam casos dos seres vivos em geral tanto na terra quanto no Orun.
Essa fonte de força inesgotável colocou em nós o sopro da vida para estarmos aqui na terra. Temos que ser gratos sempre. Nós de orisa temos o dever de procurar o conhecimento sobre a visão de Deus desse povo para a compreensão de nós mesmos, e também das divindades que adoramos.
Os conceitos sobre Deus não são os mesmos dos cristãos. Temos nossa própria forma de explicá-lo e entendê-lo. Olodumare até mesmo no pensamento de muitos yoruba na Nigéria foi assemelhado a visão do Deus cristão e os conceitos da Bíblia, devido ao impacto das missões cristãs.
A introdução das noções de gênero para Deus, foi substituída no que antes eram pensamentos e saberes milenares de que Deus para os yoruba não tinha uma identidades gênero. As distinções de sexo não eram relevantes antes das missões cristãs e do islamismo.
Após esse período, Olodumare começa a ser visto como masculino e isso promove uma grande mudança, influenciada por conceitos bíblicos nunca vistos ali. As mulheres sem direitos iguais a propriedade, dependentes e sob a autoridade do poder masculino foi ganhando espaço em detrimento aos antigos costumes mais ligados à coletividade e linhagem , que de gênero.
Um exemplo da masculinização da religião yoruba pode ser visto no trabalho de dois estudiosos em um período mais recente. E. Bolaji Idowu, um estudioso e clérigo, em seu estudo da religião yoruba, descreve a percepção yoruba do ser supremo: “Sua imagem de Olodumare é, portanto, de um personagem venerável e majestoso, velho, mas não perecível, com uma grandeza que governa o temor e a reverência. Ele fala, ele age, ele governa". Para além do viés de gênero inerente ao uso dos pronomes masculinos singulares da terceira pessoa do inglês, a imagem do ser supremo yoruba que emerge é decididamente masculina e bastante bíblica.
Oyeronke oyewumi - A invenção das mulheres (pág. 211)
Os orisa nos ensinam se quisermos ouvir com ouvidos sem preconceitos e com conhecimento da cultura desse legado deixado para todos nós desse planeta.
Podemos e devemos nos apropriar disso e entendermos melhor Deus, os Orisa, e a existência
Awure gbogbo
Iya Angélica de Sango
Iyalorisa do ile Olukoso do culto tradicional yoruba
Esin ibile Orisa e Ifa .
Idealizadora do projeto estudos yoruba do centro de culto e cultura ile Olukoso
Assessoria e palestras a terreiros
Redes Sociais de Iya Angélica de Sango
Comments