top of page

Ginga Tropical emociona no Vodun Festival, e fortalece a conexão com a ancestralidade africana

O grupo se prepara, agora, para receber a cidadania beninense


Foto: Divulgação | Feira AFRO-ART
Foto: Aboh Fructueux 

✅ 17/01/2025 | 15:37


Em uma noite mágica e inesquecível, o elenco do Ginga Tropical emocionou quem foi prestigiar mais uma noite do Vodun Festival, que aconteceu em em Benin, na África Ocidental.


Um dos maiores festivais culturais na África, o evento teve início no dia 3 de janeiro e se estendeu até o dia 13, reunindo as principais representatividades da música, teatro e dança do continente, celebrando a cultura e a ancestralidade africana por meio das divindades vodun. Convidados desta edição o Ginga Tropical preparou uma apresentação especial, levando parte do elenco do espetáculo que está em cartaz há 12 anos no Brasil e que é sucesso de público e bilheteria  no Teatro Fashion Mall. 



Produzidos e dirigidos por Rose Oliveira, os dançarinos encantaram a plateia composta por um público seleto que se reuniu nos jardins do Novotel de Cotonou, para assistir a uma apresentação especial que comprova a importância do legado africano na cultura brasileira. Samba, capoeira, maracatu e um verdadeiro xirê tomaram conta do palco arrancando aplausos e lágrimas do público e da comitiva.


“Estamos, verdadeiramente, participando de um resgate da nossa história, da nossa memória ancestral. Não temos palavras para mensurar o que têm sido os nossos dias desde que pisamos em nossa casa, e assim dizemos, porque nossos antepassados, independente de qual tenha sido a região africana de origem, saíram deste porto, deste país. Nossa história secular de luta por respeito, por dignidade, é reforçada por movimentos como este, que reafirmam a nossa descendência”, diz Rose.


Além da apresentação, o elenco do Ginga Tropical agora se prepara para receber a cidadania Beninense, das mãos das autoridades locais. O processo foi iniciado no Brasil e marca o reconhecimento dos artistas como cidadãos africanos.


Confira outros registros da noite:



Fotos: Aboh Fructueux 

Comments


bottom of page