top of page

Artistas negros brasileiros de diferentes gerações expõem suas obras em Marselha, na França

  • Foto do escritor: WR Express
    WR Express
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

A mostra faz parte da Temporada do Brasil na França 2025


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

✅ 09/10/2025 | 06:12


Dezoito artistas negros do Brasil participam da exposição itinerante “Raízes: Começo, meio e começo”, em exibição até 31 de outubro na cidade portuária de Marselha, no sul da França. A mostra faz parte da Temporada do Brasil na França 2025 e apresenta um conjunto de obras inéditas — entre pinturas, esculturas, instalações, fotografias e performances — que dialogam com as filosofias africanas e afro-diaspóricas.


Com curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares, a exposição convida o público a conhecer a produção contemporânea de artistas negros brasileiros e a construir pontes simbólicas entre as diásporas africanas no Brasil e na França.


ree

A exposição marca também um momento importante na internacionalização do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), reunindo artistas como Anderson Cunha, Eder Muniz, Goya Lopes, Gustavo Araújo, JeisiEKê De Lundu, Jess Vieira, Júnior Pakapym, Leandro Estevam, Ludimila Lima, Luisa Magaly, M. Dias Preto, Mário Vasconcelos, Meneson Conceição, Nádia Taquary, Rynnard, Sandro Ayê e Tina Melo.


Inspirado nas ideias do filósofo e escritor Nego Bispo, que afirma que “somos começo, meio e começo”, o projeto reúne artistas de distintas gerações para refletir sobre o tempo como um ciclo contínuo — uma concepção das cosmologias africanas que rompe com a linearidade característica do pensamento ocidental.


Ancorada em Salvador, considerada a cidade mais negra fora da África e um importante centro das culturas afro-diaspóricas nas Américas, a mostra também oferece um panorama da potência criativa da arte negra brasileira contemporânea.


Com o MUNCAB sendo o único museu das regiões Norte e Nordeste a integrar oficialmente a Temporada Brasil-França 2025, a exposição projeta a instituição como um dos polos de referência da arte afro-brasileira no cenário internacional, promovendo debates sobre memória, resistência e descolonização do olhar artístico.


A expografia de Raízes é assinada por Gisele de Paula, também responsável pela 36ª Bienal de São Paulo, com montagem da RCD Produção de Arte.


Temporada Brasil-França 2025

A Temporada do Ano do Brasil na França 2025 é uma iniciativa de cooperação cultural entre os dois países que busca estreitar relações por meio da arte, ciência, educação e inovação. Com uma agenda extensa em diversas cidades francesas, o evento pretende destacar a diversidade e a riqueza da produção cultural brasileira, ampliando o intercâmbio artístico e intelectual entre Brasil e França.


No campo das artes visuais, a temporada abre espaço para que instituições, coletivos e artistas apresentem suas criações em um contexto internacional, fortalecendo as narrativas afro-brasileiras e expandindo o diálogo do Brasil com o circuito cultural global.

 
 
 

Comentários


bottom of page