top of page

A importância dos cambones e de seus trabalhos no terreiro

Por: Filipi Brasil

10/01/2022 | 19:11


O cambono ou cambone (ambos os termos são aceitos) é uma peça-chave nos terreiros de Umbanda. A terminologia desta palavra tem sua origem no dialeto angolano, oriundo da palavra “kambono”. No geral, designa o médium que não entra em transe mediúnico, sendo responsável por assessorar as entidades no plano físico, esclarecendo as dúvidas dos consulentes e sendo o fiel da balança, uma vez que o médium incorporado se encontra em estado alterado de consciência.


Infelizmente, algumas pessoas tem um entendimento distorcido dessa função, já que pensam se tratar de uma atividade de menor importância ou até mesmo considerar o cambono como um “empregado” do médium de consulta ou do guia espiritual. Todavia, o cambono é um médium de sustentação, que doa fluidos e auxilia diretamente nos trabalhos espirituais. Além disso, é um aprendiz direto daquela entidade que está cambonando, partilhando com o guia espiritual de inúmeros ensinamentos e aprendendo profundas lições, morais e espirituais.



Cabe destacar que a cambonagem é uma porta de entrada para vários neófitos umbandistas que estão dando os seus primeiros passos no desenvolvimento espiritual. Todavia, é de suma importância que o cambono tenha algumas competências para desempenhar tal função no terreiro de maneira assertiva, tais como: a ética e o sigilo diante dos atendimentos que acompanha; organização, visto que as prescrições realizadas pelos guias devem ser descritas de forma estruturada e com clareza, a fim de que o consulente consiga executar as orientações adequadamente; disciplina, uma vez que o cambono deve resguardar o médium de consulta e consulente de situações excessivas que firam a doutrina da casa e o nome da religião de Umbanda.


E você, já cambonou? Eu já, e sempre digo para os meus filhos de santo que essa foi uma das principais bases que tive para angariar conhecimento, pois ao final das consultas sempre aproveitava para esclarecer dúvidas sobre as prescrições realizadas e direcionamentos dados pelos guias. Alguns exemplos: “meu pai por que senhor cantou tal ponto?”, “para que serve aquela erva prescrita?” etc. Se você ainda não viveu essa maravilhosa experiência, converse com o seu dirigente espiritual, pois, como seu tutor espiritual, ele vai te instruir a respeito.


Saravá todos os cambonos de Umbanda!



Filipi Brasil

Filipi Brasil é médium, escritor e estudioso da seara umbandista há mais de 25 anos. Sacerdote do Templo Espiritualista Aruanda, Filipi é também psicólogo, Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Transpessoal, além de ter MBA em Gestão pela Qualidade Total, em Educação Corporativa, e em Gestão de RH. Terapeuta Holístico, Filipi também tem formação em Coach, é consultor de RH e de Desenvolvimento Humano. Autor dos Livros Sob o Céu de Aruanda, Zé do Laço e Mariazinha, Filipi é também co-autor do livro As Cartas Ciganas e os Orixás.


Redes Sociais de Filipi Brasil:

Facebook | Instagram


Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page