Por: Vodúngán Kelly de Oyá
22/04/2024 | 14:24
Chegou o mês de abril e junto com ele as comemorações e correlações entre Ògún e São Jorge é preciso entender que no sincretismo religioso principalmente no estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul existe essa relação entre eles. Mas vamos entender como isso aconteceu. Quando os negros vieram da África escravizados, precisaram de esconder a sua religião e incorporar a religião dos brancos que era o catolicismo dessa forma associaram alguns orisás aos santos da igreja católica para que assim pudessem de alguma maneira exercer a sua fé , assim como na umbanda religião Brasileira tem o sincretismo entre o espiritismo, candomblé e o catolicismo.
No dia 23 de Abril se comemora principalmente aqui no Rio de Janeiro sendo feriado o dia de São Jorge e de Ògún, onde se tem muitos fiéis e com certeza é um dia de muita louvação e devoção a este santo e orisá que possuem em comum as características da coragem, da batalha , a espada e o espírito desbravador incentivando as pessoas a lutar para conquistar seus objetivos e ideais, Abaixo vou escrever sobre cada um deles, para se ter uma visualização e um melhor entendimento sobre cada um.
Ògún - Deus da Guerra, orisá masculino , Guerreiro, valente, orisá responsável pela tecnologia, Pela forja, Patrono dos ferreiros, agricultores e caçadores, forte e poderoso não teme a guerra vai a luta para ter suas conquistas, orisá cultuado para abertura de caminhos e se obter o àse da valentia, da coragem e para se obter o que deseja através do suor de seu trabalho, ele não desvia do perigo ou dos inimigos ele os enfrenta.
Sua cor no Brasil é o azul escuro, na África o vermelho e o preto.
Sua saudação Ògún Ye! Ògún vive
Ògún pelé ooo ! Ògún eu te saúdo.
Heepa Ògún!
São Jorge - Santo da igreja católica teria nascido por volta do ano de 280 d.C. na Capadócia, mais tarde se mudou para palestina e se alistou no exército do império Romano, cristão se negou a cumprir uma ordem do imperador Diocleciano que era de perseguir e matar cristãos, onde então ordenou que no dia 23 de abril de ano 303 d.C o decapitassem e assim foi feito, sua morte virou um simbolismo onde defendeu os cristãos com a sua própria vida virando um mártir, desde então ele virou o protetor dos cristãos, a partir do século 8 na Espanha, São Jorge associado aos militares , sendo um mártir e visto como um protetor que descia do céu em seu cavalo empunhando uma lança e enfrentando o dragão cuspindo fogo, dessa forma ele passou a ser conhecido em ajudar seus fiéis nas conquistas das batalhas e sua fama logo se espalhou e em reconhecimento por sua ajuda na vitória das batalhas ao regressarem as suas terras vitoriosos erguiam em agradecimento uma capela em seu nome e assim ele foi se perpetuando entre os cristãos.
Sua cor o vermelho
Sua saudação Salve São jorge!
São jorge o glorioso!
Como podemos ver acima ambos possuem fiéis espalhados pelo Brasil e pelo mundo, considero o seu maior àse ou ensinamento, lutar por aquilo que deseja conquistar com sua coragem e destreza , ambos nos ensinam a desbravar caminhos e acreditar , ter fé e contar com a proteção divina, nos ensinam a sermos justos , verdadeiros e honestos .
Hoje o orisá Ògún e o santo São Jorge são homenageados em diversas letras de músicas, poemas, rezas, orações e em enredos de escola de samba, os dois são amados pelo nosso povo, idolatrados e mostram a sua força entre a população e fazem a união entre seus devotos seja em seus cultos ou admiração, o que importa é a mensagem que eles trazem consigo não importando a forma como você os vê e sim a forma de amá-los e seguirem seus ensinamentos.
Ògún ye!
Salve São Jorge!
Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:
Comments