Ònà Èwà celebra 1 ano com música, dança e vivências que unem ancestralidade, autocuidado e resistência
- WR Express
- há 2 dias
- 3 min de leitura
O evento ocorrerá no dia 13 de setembro, no MUHCAB

✅ 23/08/2025 | 15:25
Em iorubá, Xirê significa “brincar”, “dançar em roda” e também é o nome dado à sequência de toques e cantos para os Orixás nas celebrações de matriz africana. É nessa energia de movimento, coletividade e conexão que o Ònà Èwà comemora seu primeiro aniversário com o evento XIRÊ – CORPO EM FESTA, no dia 13 de setembro, das 13h às 18h, no MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, Rio de Janeiro).
O encontro propõe experiências que entrelaçam tradição, arte, espiritualidade e autocuidado, valorizando corpos negros, gordos e LGBTQIA+ como territórios sagrados. A programação traz vivências transformadoras que convidam o público a celebrar sua potência, fortalecer vínculos e reafirmar a importância do cuidado coletivo.
Destaques da programação
Ancestralidade em Movimento – com Karina Pimenta
Uma vivência que desperta o sagrado feminino a partir do corpo. Professora e palestrante de Swásthya Yôga, estudiosa de sociedades matriarcais, Karina nos convida a sentir, ser e celebrar a potência feminina através de práticas que unem filosofia milenar, espiritualidade e acolhimento.
Samba – Corpo – Templo – com Mychelle
Um mergulho na ancestralidade do corpo como arquivo vivo. Professora, coreógrafa, agente social e pesquisadora, Mychelle propõe uma experiência que resgata memórias afrodiaspóricas e revela como a história da escravização ainda marca nossos gestos e movimentos. O samba aparece como linguagem de cura, libertação e reconexão entre herança africana, arte e vida cotidiana.
Urban Soul – Funk em Movimento
O funk como maré que arrasta, veste e liberta. O coletivo Urban Soul, criado por Luane Assis, traz coreografias pulsantes que atravessam jazz funk, dancehall, vogue e hip hop. Mais do que dança, uma afirmação de que o corpo é resistência, celebração e cultura viva.
O XIRÊ – Corpo em Festa dá continuidade ao caminho iniciado pelo Ònà Ewà em Espelhos que Curam. Se antes o convite foi para olhar para dentro e reconhecer a potência refletida no espelho de Oxum, agora é hora de expandir, movimentar e celebrar coletivamente.
Esse novo encontro inaugura uma série de vivências que reafirmam a cultura afro-brasileira como território de memória, escuta e cura. O projeto segue valorizando a inclusão de corpos negros, gordos e dissidentes, criando um espaço onde mulheres pretas e gordas possam sentir, partilhar e se lembrar de que o cuidado é também um direito ancestral.
“O Ònà Ewà completa um ano de caminhada com muito sucesso e, sobretudo, afeto. Se em Espelhos que Curam falamos do reflexo de Oxum, agora, no Xirê – Corpo em Festa, celebramos o movimento e a potência dos corpos que seguem firmes e vivos. O projeto segue forte porque é tecido em amor, e esse amor é cura”, afirma Lorraine Rodrigues, que há mais de uma década atua no campo da saúde mental de mulheres negras.
“Celebrar um ano do Ònà Ewà é afirmar que nossos corpos, nossas memórias e nossas ancestralidades têm lugar, voz e potência. O Xirê – Corpo em Festa é sobre isso: colocar o corpo em movimento para lembrar que somos continuidade, resistência e alegria. É um encontro para fortalecer nossa rede de afeto e seguir dançando juntes”, ressalta Rayane Rodrigues.
Sobre o projeto
O Ònà Èwà é uma ação formativa e sociocultural idealizada e coordenada por mulheres pretas, gordas, periféricas e integrantes de terreiro. A iniciativa nasce da urgência de criar espaços seguros e não violentos que acolham mulheres pretas e gordas em todas as suas interseccionalidades.
Além das atividades comunitárias, o projeto promove trocas formativas com estudantes universitários e articula parcerias com instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fortalecendo redes colaborativas e ampliando o impacto social e cultural.
Sem financiamento público ou privado, o projeto se mantém graças ao trabalho voluntário e à mobilização de coletivos e ativistas. Suas ações contribuem ativamente para o enfrentamento da gordofobia, misoginia, racismo, intolerância religiosa e LGBTfobia, promovendo o empoderamento cultural e a valorização dos saberes ancestrais afro-brasileiros. O Evento conta com o apoio da marca Soul Bamba - uma marca afrobrasileira de moda autoral que celebra corpos pretos.
Serviço
XIRÊ – CORPO EM FESTA
Quando: 13 de setembro de 2025
Horário: de 13h às 18h
Local: MUHCAB – Museu da História e Cultura Afro-Brasileira Rua Pedro Ernesto, 80 - Gamboa/ RJ.
O evento não recebe patrocínio, sendo assim, aceitamos contribuição voluntária.
Siga o projeto nas redes sociais: @ona.ewa
Apoiar ÒNÀ ÈWÀ é mais do que financiar um projeto cultural, é investir na reparação simbólica de corpos, saberes e memórias silenciadas.
Comments