top of page
Pai Wellington Luís.jpeg

Colunista

PAI WELLINGTON LUÍS | Babalorixá

Pai Wellington Luís Silva da Conceição nascido no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, Bahia no dia primeiro de abril de 1974. Seus avós Manoel Cirilo da Silva e Francisca Maria da Silva foram uns dos primeiros a chegar nesse bairro ainda na sua formação, quando uma grande fazenda estava sendo loteada. Filho de Heitor Ponciano da Conceição, taxista, e da professora Vanilda Silva, criado no candomblé Wellington Luis recebeu grande influência de seus avós maternos que eram candomblecistas.

 

Identificado com sua fé aos 7 anos, foi revelado pelo babalorixá Jorge Teles Sobosso zelador do seu avô, que um dia iria herdar aquela ancestralidade. Sua mãe foi iniciada pela saudosa yalorixá Odete de Exú Tibiriri lonã e pelo Babalorixá Adilson Silva, com o cargo de a Yalaxé para tomar conta daquele legado, enquanto, ainda garoto, Wellington Luis era preparado pelo Orixá para tal missão. Completou o nível médio no curso de Administração de Empresas, e mais tarde iniciou o curso de Pedagogia. Após trabalhar em diversos segmentos, assumiu a diretoria da creche escola comunitária cultural beneficente São Jerônimo.

 

Iniciado em 14/01/2006 pela então zelador de sua mãe recebendo Deká em 2018, tomando posse do cargo de Babalorixá do Ilê Baba Ala Piti Oke. Em 2022 recebendo um chamado ancestral, visitou o santuário de Zé Pelintra, na Lapa, Rio de Janeiro. Ao retornar dessa viagem, decidiu criar um movimento cultural e religioso para entidade Zé Pelintra.


Em 30 de abril 2023, funda o santuário de Ze Pelintra em Salvador, com a sua primeira caminhada cultural com a finalidade de combater a intolerância religiosa e lutar pelo reconhecimento ancestral, cultural e religioso da entidade Zé pelintra. Em novembro de 2023, volta ao Rio de Janeiro para receber a homenagem de honra ao mérito da Federação de Umbanda e Candomblé Educafro.


Em 7/01/2024 retorna novamente à capital carioca para receber a homenagem de honra ao mérito do Santuário Nacional de Zé pilintra. Ainda em 2024 realizou em parceria as caminhadas da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, na cidade de Araci, na cidade de Juazeiro. Fundou também o bloco carnavalesco Samba de Seu Zé, e a banda Samba de Malandro.


Em dezembro de 2024, eleito pela sua base, tomou posse como conselheiro estadual de cultura para fortalecer ainda mais o movimento de seu Zé pilintra no estado da Bahia.

Conteúdo recente

feira.jpg

"É seu Zé que tá chegando, Zé Pilintra que chegou..."

Conteúdos anteriores

feira.jpg

"É seu Zé que tá chegando, Zé Pilintra que chegou..."

feira.jpg

Conteúdo - indisponível

feira.jpg

Conteúdo - indisponível

Contatos de Pai Wellington Luís

Redes Sociais: Instagram   |   Instagram   |   Instagram   |   Instagram

bottom of page