top of page

Colunista

foto.jpg

ADEMIR BARBOSA JUNIOR | dirigente umbanda

Ademir Barbosa Júnior (Pai Dermes de Xangô) é dirigente da Tenda de Umbanda Caboclo Jiboia e Zé Pelintra das Almas (Piracicaba – SP), fundada em 23/4/2015. É Doutorando em Comunicação pela UNIP (Bolsa PROSUP/CAPES) e Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde se graduou em Letras. Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituto Prominas, é professor e terapeuta holístico.

 

Já coordenou fóruns, eventos, festas públicas e outros, congregando Umbanda, Candomblé, Pastoral Afro (Igreja Católica), MPB, Ioga, Dança do Ventre e outros segmentos. Dirigiu 04 curtas-metragens, um deles com a participação da cantora e deputada estadual Leci Brandão. Foi idealizador e presidente da Associação Brasileira de Escritores Afro-religiosos (Abeafro).

 

Nasceu em Piracicaba – SP, no dia 02 de agosto de 1972. Recebeu o Troféu Abolição – Instituto Educacional Ginga (Câmara Municipal de Limeira, 27 de julho de 2012); o Diploma Cultura de Paz – Fundação Graça Muniz (Salvador, 07 de março de 2013); o Diploma Zumbi dos Palmares (Câmara Municipal de Campinas, 20/11/2014), o Troféu 1º. Jovens do Axé (Câmara Municipal de São Paulo, 07/10/2015) e o título de Embaixador das Religiões de Matriz Africana no Estado de São Paulo (Terreiro da Vó Benedita – Campinas – SP, 19/01/2018).

 

Em 2014 presidiu o Fórum Internacional de Umbanda, em Leiria, Portugal. Em 2015 foi nomeado vice-presidente do Fórum Catarinense de Umbanda e foi um dos palestrantes do 1º. Simpósio On-line de Umbanda. No início de 2018 recebeu o título Doutor honoris Causa pelo Movimento Cultural Negro Ginga – IEG, de Limeira – SP. Em 2019 recebeu novamente o título de Doutor honoris Causa em Literatura pela FEBACLA – RJ e foi eleito para a cadeira 62 da Academia Independente de Letras, da qual se tornou patrono (divisa “Axé”). Em Blumenau – SC, por meio do gabinete do então vereador Jefferson Forest, Dermes encaminhou dois projetos de lei aprovados por unanimidade e dos quais se originaram as leis 8285/16 (Dia Municipal da Umbanda) e 8374/17 (Dia Municipal de Oxum).

 

Publicou dezenas de livros, notadamente sobre as religiões tradicionais de terreiro. É Ogã, há mais de duas décadas, do Ile Iya Tundé (dijina: Tata Obasiré).

Conteúdo recente

Santa Muerte: Culto e devoção

feira.jpg

Conteúdos anteriores

feira.jpg

Santa Muerte: Culto e devoção

feira.jpg

Detergente no padê

feira.jpg

Mãe Pequena/Pai Pequeno: De fato e de direito

Contatos do Ademir Barbosa Junior

Telefone: 19 99706-4603

Redes Sociais:

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page