top of page

Yemonjá, a Senhora das águas

Por: Vodúngán Kelly de Oyá

Ilustração: Cris Eich

23/02/2024 | 15:55


Esse mês de Fevereiro trago para vocês a matéria sobre o orisá Yemonjá cultuada aqui no Brasil em águas salgadas, e como por tradição suas festividades acontecem nesse mês no Rio de Janeiro e Bahia, onde seus cultuadores e devotos entregam oferendas ao mar sejam eles filhos de umbanda ou candomblé. Também se presenteia a Yemonjá no final de cada ano para que se haja uma renovação de ciclos, trazendo a esperança de um novo ano melhor com fartura, paz e equilíbrio para o ano que se aproxima.




Yemonjá é um orisá feminino, muito querida e conhecida, orisá das águas doces, que tem como seu principal rio o Odo Ògún, localizado na Nigéria. No Brasil, foi associada ao mar e se comemora no mês de fevereiro por associação à Nossa Senhora dos Navegantes, uma santa da igreja católica.


Em 1923, os pescadores enfrentavam um período de escassez e após fazerem seus pedidos a Yemonjá surgiram muitos peixes e em agradecimento ofertarem presentes ao mar a Yemanjá e desde então fazemos nossos pedidos ao mar, e ofertamos presentes a esta grande mãe sempre que alcançamos bênçãos, seja como forma de fazermos nossos pedidos ou Agradecimentos.


Yemonjá é uma Oluweri, um orisá da água podendo ser representada por uma mulher com cauda de peixe, ela é o orisá da fertilidade, do equilibrio emocional, da família, união, tranquilidade, harmonia e paz.


Yemojá a mãe dos peixes, senhora da procriação e do poder.

Seus simbolos são o Abebé e Erukere.

Sua cor principal é o branco mais também usa o azul ou o verde em suas vestimentas.

Os animais que a representam são os peixes, o jacaré e a tartaruga.

Suas comidas preferidas são canjica bem cozida, inhame pilado com mel e ekuru.


Odoyá! Salve a mãe do rio.

Èpá omi oo!

Precisamos respeitar as águas e a vida.




Átila Nunes - AxéNews

Vodúngán Kelly de Oyá

Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]


Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:

Comments


bottom of page