top of page

Viaduto de Negrão de Lima recebe o espetáculo de jongo “Fuzuê: Salve, Madureira!”, nesta quinta

Será um encontro de manifestações da cultura popular brasileira

17/05/2023 | 17:38


O Viaduto Negrão de Lima, popularmente conhecido como Viaduto de Madureira, será palco da peça “Fuzuê: Salve, Madureira!”. O espetáculo de jongo, ritmo tradicional do Morro da Serrinha, juntamente com samba de roda e coco, é feito para o público dançar e interagir.




Será um encontro de manifestações da cultura popular brasileira, lúdica, expressiva e musical. O Fuzuê: Salve, Madureira! é uma festa do povo, a partir do encontro das tradições ancestrais, em território afro-indígena, o Viaduto de Madureira. Segundo a organização, o evento é uma “prática experimental de vivência sócio afetuosa, coletiva e livre”.


O Jongo é uma manifestação cultural de origem africana, da região do Congo-Angola, que chegou ao Brasil através dos escravizados, trazidos ao país para as lavouras de café nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O ritmo teve seu início no Vale do Café, e com a abolição foi trazido para os morros cariocas, dentre eles a Serrinha, em Madureira.


Trata-se de um dos patrimônios imateriais da Serrinha, assim como a umbanda, o partido alto, o samba de raiz, as festas populares de São Jorge, São Cosme e Damião.


O espetáculo é uma produção da Companhia de Aruanda, formada por alguns herdeiros culturais de Mestre Darcy, que há 15 anos tocam, cantam e dançam jongo e samba debaixo do Viaduto de Madureira, numa grande roda aberta a todos. O nome da celebração é Fuzuê d’Aruanda e acontece mensalmente, na terceira quinta-feira do mês.


A atividade é realizada pela Companhia de Aruanda e faz parte do projeto Escola de Patrimônio Imaterial, patrocinado pela Petrobras e pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do RJ.


SERVIÇO:

Fuzuê: Salve, Madureira!

Quando:18 de maio de 2023 (quinta-feira)

Horário: a partir das 20h

Local:Rua Carvalho de Souza s/nº embaixo do Viaduto Negrão de Lima – Madureira




🔻 Este conteúdo gerou valor para você?

Apoie o nosso jornalismo livre, independente e de qualidade.

Com sua contribuição, você nos ajuda a fortalecer nossa plataforma que é totalmente comprometida com as nossas comunidades de terreiro.




Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page