O evento vai destacar o rico conhecimento dos povos de terreiro sobre as folhas
27/08/2024 | 20:06
Nesta quinta-feira, dia 29, a Universidade Federal de Lavras receberá o "Seminário Sassanha: o uso das folhas nos terreiros", a partir das 19h, no Anfiteatro do Departamento de Administração Pública da Universidasde.
Em agosto, os povos de Terreiro comemoram a Festa de Olubajé, em homenagem a Obaluaiê (Rei da Terra). Em alusão a este mês tão fundamental, acontecerá o evento, pois é da terra onde tudo nasce, incluindo as plantas que são tão importantes para os cultos nos Terreiros. A palavra Sassanha, de origem iorubá, significa o ritual do candomblé que visa retirar a energia vital das folhas e extrair seu sangue (sumo), “sangue de origem vegetal”.
O evento tem como objetivo destacar o rico conhecimento dos povos de Terreiro sobre as folhas, possibilitar a compreensão sobre como algumas folhas são utilizadas por essas comunidades, e propor reflexões sobre a importância de valorizar o conhecimento dos povos e comunidades tradicionais.
O Seminário está sendo organizado pelo movimento Diálogos - Observatório da Diversidade Religiosa (@dialogosobservatorio), e tem o apoio do Departamento de Administração Pública.
Programação do evento:
- Abertura:
Os Ogans do “Ilé Asè Ògún Alágbède Ya Omim Láyó”, farão uma Apresentação Cultural, com parte de um Xirê.
Roda de Conversa:
O Mediador será Innácìó José, que é Kota no “Abassá Cajámungunssu Maza Kabila D’ia Gongobila D’ia N’Zambi".
O evento contará com cinco Palestrantes: Pai Wagner, Fomo da Oshum, Zelador do “Terreiro de Umbanda Vovô Benedito Cambinda”; Doné Simone de Gbadé, Zeladora da “Xwê Vodùn Gbadè Sogbejì”; Tateto Gongolesi Jorge de Gongobira, Zelador do “Abassá Cajámungunssu Maza Kabila D'ia Gongobila”; Baba Oyasse, Zelador do “Terreiro de Quimbanda Maria Mulambo e Zé Pilintra”; Luiz Ty Òsányìn, Ìyàwó na “Comunidade de Renovação Ilê Axé Òsógiyán”.
Serviço
Seminário Sassanha: o uso das folhas nos terreiros
Dia: 29 de agosto
Horário: 19h
Local: Anfiteatro do Departamento de Administração Pública da UFLA
Comentarii