Por: Pai Marcelo de Xangô
05/09/2024 | 18:21
Através de uma iniciativa da Sede Rio de Janeiro do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda, a transcrição do documento Carta Magna da Umbanda em Braille, fruto de uma parceria inédita com o Instituto Benjamim Constant, através do Protocolo de Intenções, publicado no Diário Oficial da União Nº 140, de 23 de julho de 2024, representa um marco histórico para a inclusão social e religiosa no Brasil.
Ao tornar esse documento fundamental da Umbanda acessível a pessoas com deficiência visual, estamos expandindo os horizontes da fé e promovendo a igualdade de oportunidades para todos. Essa iniciativa, em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), demonstra o compromisso da Umbanda com os princípios da inclusão e da valorização da diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Dirigida tanto à comunidade umbandista quanto à sociedade em geral, a Carta Magna da Umbanda é um documento norteador que celebra a rica diversidade cultural e as contribuições históricas de nossa religião. Unindo os diversos segmentos da Umbanda, o documento busca fortalecer nossa identidade ancestral e garantir a participação ativa da comunidade nos debates sobre políticas públicas que impactam a liberdade religiosa e os direitos humanos.
Ao tornar a Carta Magna da Umbanda acessível em Braille, abrimos as portas para um novo mundo de possibilidades, onde a fé e a espiritualidade se unem à luta por uma sociedade mais justa e igualitária representando um avanço significativo na luta contra a discriminação e a exclusão, demonstrando que a Umbanda é uma religião que valoriza a diversidade e a inclusão de todos.
Matéria relacionada:
Pai Marcelo de Xangô
Pai Marcelo de Xangô, Dirigente Espiritual do Centro Espírita Pai Joaquim de Angola e Vovó Catarina da Bahia, em Santo Aleixo - Magé/RJ há 11 (onze) anos, e atual Presidente Estadual do Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda – RJ, desde 09 de abril de 2022, entidade civil religiosa, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, destinada aos estudos e a prática da doutrina da associação dos povos e comunidades afro-brasileira e matriz africana, e suas ramificações, baseados nos ensinamentos da Carta Magna de Umbanda, legitimando a Umbanda com entendimento interno, cultural e religioso. [+ informações de Pai Marcelo de Xangô]
Rede Social de Pai Marcelo de Xangô
Telefone: (21) 984794501
Comments