top of page

Troféu Lemba Dimbe 2022 homenageia lideranças do candomblé carioca

O evento ocorreu em paralelo a festa de 60 anos de Tata Caxaman

10/12/2022 | 00:00


A festa em comemoração aos 60 anos de Tata Caxaman ocorreu em paralelo a entrega do Troféu Lemba Dimbê 2022, no dia 4 de dezembro, e reuniu inúmeras personalidades e lideranças do candomblé carioca, na Inzo Mundele ia Lemba Junsara.


A cerimônia se iniciou às 10 horas da manhã com um maravilhoso café colonial, que se manteve até às 11:30. Em seguida, a abertura da cerimônia de entrega do Troféu Lemba Dimbê 2022, que teve como objetivo laurear lideranças e personalidades de comunidade tradicional.


Após serem servidas algumas entradas, deu-se início a Kizomba de comemoração aos 60 anos de Tata Caxaman, que fora iniciado para o nkise Ndanda Lunda. A cerimônia religiosa começou por volta das 12:30 até o seu momento ápice com a exaltação da nossa ancestralidade e com a chamada dos minkise por volta das 15:30. Se fizeram presentes, além da grande anfitriã da noite, Mam'etu Ndanda Lunda, as divindades Kitembo, Mukongo e Tat'etu Lemba muixi.


O candomblé foi dirigido e orquestrado pelo Tata nkise Efamim e contou com a percussão de Tata Mutalandê, Tata Ngue Mudianga, Tata Ndarokuê e Tata Mukua muanji.


A decoração foi inspirada nas grandes cachoeiras, elemento principal da mãe das águas doces, no qual brotava no topo do bolo e escorriam sobre o mesmo, formando uma linda cachoeira.


Sobre a mesa principal, brotava água que encobria toda a sua superfície e que era captada por um reservatório abaixo. Muitas flores amarelas como rosas, girassol, margaridas, monsenhor, etc. adoraram o ambiente.


No café da manhã foram servidos brioche amarelo, mini sonhos, mini joelhos, folheados de queijo, sucos, iogurtes e os mais variados tipos de pães e bolos. Foram servidos ainda, salada de frutas, canjica, torta salgada, caldo de batata baroa com carne seca e bobó de camarão.


Por fim, foi servido no jantar, três variedades, como Risoto de camarão internacional, batata palha e salada verde; Penne parisiense com presunto e ervilhas; Filé de frango a parmegiana, arroz, feijão carregado, maionese e farofa; e Panqueca de camarão e de carne, com arroz, feijão e maionese.


O evento agregou durante todo o dia um quantitativo de 200 pessoas ao todo.

A casa a qual ocorreu a festividade, é de seu filho de santo Tata Efamim, Inzo Mundele ia Lemba Junsara, nação Angola, raíz Tumbajunsara, localizada na Rua Roberto Cabral, 398, Guaratiba.


Tata Caxaman foi iniciado por Mam'etu Mulunderi e Tata Nlundia Mungongo, que foi o fundador da Ndanji Tumbajunsara. Ainda muito novo de santo, migrou para a casa de seu tio e tomou todas as suas obrigações com o mesmo, Tata Angorense.


Aqui agradecem a quem foi o pilar, o motivador, e a pessoa tão importante para que tudo isso acontecesse: Tata Efamim ia Lemba, que buscou reconhecer cada uma das autoridades tradicionais, com uma comenda e um troféu, pelos bons serviços prestados a comunidade candomblecista.


Agradecimento vai também:


Ao patrono da Casa, o nkise Lemba Muixi e o grande guardião Tranca Ruas das Almas, por oferecer serenidade e sabedoria;

Tat'etu Nkosi, por apresentar as batalhas e por não permitir a derrota;

A Mam'etu Ndanda Lunda e Tata Caxaman, os grandes homenageados do dia;

A comunidade Inzo Mundele ia Lemba Junsara e aos laureados por acreditar no projeto; e

Por fim, o muito obrigado a família de Tata Efamim, a Kota Kavilemim e a Sececrj por todo apoio.



Confira as fotos do evento:


Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page