top of page

Seminário do Observatório 'Mãe Beata de Iemanjá' reunirá lideranças no combate à intolerância religiosa

O evento acontecerá de 6 a 8 de dezembro no Hotel Américas


 
Foto: Reprodução | YouTube

22/11/2024 | 06:49


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a mandata da Deputada Renata Souza irá realizar o seminário do Observatório "Mãe Beata de Iemanjá", que abordará racismo e intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá de 6 a 8 de dezembro no Hotel Américas, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.



Instituído pela Lei nº 9.512/2021, de autoria da Deputada Renata Souza, o Observatório "Mãe Beata de Iemanjá" é uma iniciativa pioneira voltada à coleta, organização e análise de dados sobre a violência contra grupos e terreiros de religiões de matriz africana. Além disso, o Observatório atua na integração de órgãos responsáveis pela investigação, julgamento e registro desses casos, promovendo ações coordenadas no enfrentamento ao racismo religioso.


O seminário reunirá especialistas, lideranças religiosas, representantes dos poderes públicos e a comunidade em geral para debater e refletir sobre a liberdade religiosa e estratégias de combate à intolerância no estado. Entre os coletivos envolvidos no seminário, destaca-se o 'Mulheres de Axé do Brasil' que, além de integrar a organização, é o idealizador da lei do Observatório.


O encontro reforça a importância de fortalecer políticas públicas que assegurem os direitos das comunidades religiosas e promovam o respeito à diversidade cultural e espiritual do Brasil. A organização do evento espera promover um ambiente de diálogo e construção coletiva para a garantia de direitos fundamentais.

Comments


bottom of page