top of page

Salve o grande Odé!

Por: Lucas Franco

20/01/2024 | 07:41


Saravá a matas de Oxosse!

Salve o grande Odé!

Saravá São Sebastião!

Os caboclos e todo povo de fé!


Pedimos licença a força das florestas para escrever sem nenhuma pretensão que não seja partilhar, em breves linhas, um pouco sobre Oxosse e sua essência insondável a mente humana encarnada, compartilhando um pouquinho da nossa humilde visão.





Na energia do dia 20 de janeiro, os terreiros de Umbanda se preparam para o dia de Pai Oxosse, o grande caçador de Umbanda.

Velas, folhas, frutas, flores e fitas preparam o solo das casas de fé para louvar aquele que é o padroeiro da Linha de Caboclos.


Concentração, rezas, pontos cantados, e logo, logo, escutamos os estalar de dedos, os brados e assobios.


Olhando com os olhos da matéria vemos a pisada firme, o pé de dança e o olhar assertivo dos cavalos incorporados com Seo Arranca Toco, Dona Jurema, Pena Branca, Jupira, Rompe Mato, 7 Flechas, Seo Tupi, Cobra Coral e tantos outros caboclos.


Se olharmos com os olhos do espírito, veremos a aldeia em festa. Nossos ancestrais em comunhão conosco, trabalhando pela Caridade na Sagrada Lei de Pemba.


Dia 20 de janeiro é o dia do Santo Flechado, o Glorioso São Sebastião, que diferente do que muitos pensam, sobreviveu as flechas do preconceito, do ódio e da maldade humana que lhe feriram o corpo, mas não abalaram a fé.


O soldado romando que foi perseguido devido a sua vida Cristã, pelo imperador Diocleciano, não morreu cravado de flechas. Sobreviveu, e continuou afirmando suas convicções inabaláveis em Jesus, sendo assim, em uma segunda tentativa, martirizado.


Pai Oxosse está ligado a fartura da mesa, do corpo e da mente.


Que nesta data possamos alimentar nossas raízes em solo fértil, nutrindo nossas cabeças através do verbo que se faz luz, trazendo o bom conhecimento, a boa palavra e boa índole.


Que possamos aprender com o caçador de uma flecha só, que em muitas ocasiões é necessário calar. Traçar as estratégias em silêncio. preprar o arco e a flecha com frieza para que sejamos certeiros em nossos atos.


Que o seu instinto de guerreiro nos proteja do mal, nos ajudando a conquistar o que for justo, sempre com garra e determinação, sem pisar em ninguém. Vencendo nossas batalhas diárias com honra e altivez.


Saravá Oxosse e sua Banda de Luz!

Okê Arô! Okê Bambi!




Yatemy Regina de Tobossy - AxéNews

Lucas Franco

Lucas Franco é funcionário público. Nasceu na Umbanda, fazendo parte da quarta geração de umbandistas de sua família. É palestrante e dirigente da Fraternidade São Miguel Arcanjo, casa situada no Rio de Janeiro.



Redes Sociais de Lucas Franco

Σχόλια


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page