top of page

São João e Xangô: uma união simbólica nas festividades juninas

Por: Átila Nunes

23/06/2023 | 19:02


O mês de junho chegou. E com ele, uma das principais tradições do calendário brasileiro: as festas juninas. Repletas de encanto e alegria representam a expressão da diversidade religiosa e cultural do nosso país.




Bandeirinhas, danças, comidas e bebidas típicas, vestimentas e adereços. E é claro: a fogueira. Um dos símbolos dessa festividade que evoca uma conexão especial com Xangô. O orixá da justiça, dos raios, do trovão e do fogo. A fogueira também possui um significado especial nos festejos juninos. Ela representa a renovação e a purificação das energias. Reza a lenda que as pessoas que pulam a fogueira estarão livres das influências negativas e iniciarão um novo ciclo com mais sorte e prosperidade.


Para os católicos, 24 de junho é dia de festejar São João Batista, o santo que batizou Jesus. Uma antiga tradição diz que João Batista nasceu no alto de uma montanha. Quando sua mãe, Isabel, entrou em trabalho de parto uma fogueira foi acesa para anunciar a chegada de seu filho aos parentes mais próximos. Quem sabe não foi este o momento que marcou as festividades juninas? Já os adeptos das religiões de matriz africana, celebram Xangô em 24 de junho. O orixá que transforma e ilumina os caminhos. Esse sincretismo é um dos aspectos que enriquece ainda mais essa celebração tão especial.


Essa união simbólica entre Xangô e São João reflete a rica diversidade cultural de nosso país, onde diferentes tradições e crenças coexistem e se entrelaçam. É um exemplo de como as festividades juninas são capazes de unir pessoas de diferentes origens, promovendo o diálogo intercultural e respeitando as diversas manifestações religiosas presentes em nosso país.


Que ao celebrarmos as festividades juninas, possamos refletir sobre a importância de respeitar e valorizar todas as manifestações religiosas e culturais presentes em nossa sociedade. Que possamos desfrutar desse período festivo com alegria, união e respeito, fortalecendo os laços de solidariedade que as festividades proporcionam.





Átila Nunes - AxéNews

Átila Nunes

Carioca, 48 anos, casado, pai de dois filhos adolescentes, o vereador

Átila A. Nunes (PSB) é líder do governo na Câmara Municipal do Rio e está em seu terceiro mandato. Membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos de Matriz Africana, ele cresceu num lar de família umbandista. [+ informações de Átila Nunes]

Redes Sociais de Átila Nunes:

Opmerkingen


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page