top of page

Realizado anualmente, Encontro da Confraria Oloyá's enalteceu as religiões afro-brasileiras no culto à Oyá, no Rio

O evento ainda contou com uma exposição sobre Oyá


Foto: Rômulo Corleone

12/09/2024 | 08:27


Neste domingo, dia 8, foi realizado no Rio de Janeiro o Encontro da Confraria Oloyá's, uma fraternidade religiosa para filhos e filhas do orisá Oyá, que se encontram anualmente para louvar e enaltecer a religião Afro-Brasileira no culto à Oyá, orisá feminino senhora dos ventos, elemento natural ar, água e fogo.



O encontro começou com sua presidente e fundadora, Vodúngán Kelly de Oyá, desejando um ótimo dia a todos e abrindo com um delicioso e farto café da manhã. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre Sustentabilidade nos terreiros de religião de matriz africana com o Bàbálórìsá Rodrigo Carneiro, um tema de extrema relevância dentro da religião.


Na sequência, uma linda homenagem feita aos mimos de Oyá, um núcleo da confraria Oloyá's composto por filhos e netos dos confrades e confreiras com direito a apresentação artística representando o orisá Oyá com Jamilly Nzinga, uma representação impecável da força e energia dessa grande rainha. Após, os filhos e filhas do orisá Oyá se reuniram no salão para o Tributo a Oyá onde é realizado uma roda, tocado e rodado o Ákàrà em um lindo presente dedicado a este orisá.


E o ponto alto do encontro aconteceu com a chegada da estrela do dia, Oyá. Todos vibraram em um só canto de emoção a essa santa guerreira, e então foi realizado uma procissão e feito a entrega do presente a Oyá, sem dúvida nenhuma um momento marcante e histórico de muita comoção, fé e vibração sendo possível ver no olhar de cada pessoa presente o amor e alegria por Oyá.


Depois desse momento, foi servido o almoço com um delicioso churrasco em um momento de confraternização, que não parou por aí. Após o almoço, teve a contadoras de Histórias, Renata Sirimarco, com histórias sobre orisás prendendo a atenção de todos em envolventes histórias, então foi tocado o Hino Oloyá's, onde seus confrades e confreiras se reúnem para cantar, dançar e demonstrar seu amor pela confraria num final fraterno onde todas se abraçam carinhosamente e orgulhosas de pertencer a esse clã.


Ao final, se apresentaram artisticamente os dançarinos Adalberto Shock e Juliana Costa, representando o casal Malandro e Maria Navalha numa linda performance. Para encerrar foi servido uma linda mesa de doces.


O evento ainda contou com uma exposição sobre Oyá com ferramentas, adereços e explicações rico de cultura e expositores de produtos e artigos religiosos dando um toque especial ao evento.


Parabéns Vodúngán Kelly de Oyá e a equipe de coordenadores, administradores, confrades e confreiras que realizaram esse evento com maestria e como a fala de sua presidente ninguém faz nada sozinho e juntos somos imbatíveis. Mais um belo evento realizado pela Confraria Oloyá's.


Confira alguns registros do evento (fotos: Rômulo Corleone):





Comments


logo1.jpg
  • Instagram

Notícias e conteúdos do Axé

bottom of page