O tema desta edição foi ‘Liberdade, Igualdade, Sororidade’
12/11/2024 | 08:56
No último sábado, dia 9, o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB) foi palco de um evento memorável: a segunda edição do Prêmio Abará Ogbirin, uma iniciativa inspiradora, organizada pelo coletivo BatucAsé. Sob o tema "Liberdade, Igualdade, Sororidade", o evento reuniu mulheres que inspiram a sociedade através de suas trajetórias e trabalhos culturais e religiosos.
A cerimônia contou com emocionantes homenagens a mulheres que atuam como líderes e agentes de transformação em seus campos. As palavras de Deny Moura, diretora do BatucAsé, traduziram o espírito coletivo e ancestral que marcou a premiação. "Agradeço a Oxum por me dar essa oportunidade de fazer o que estamos fazendo aqui hoje, esse quilombo. Isso é Ubuntu, eu só sou porque nós somos. Nós somos corrente que não se arrebenta, nós somos potência sim. Nós somos mulheres no poder, mulheres onde elas quiserem estar, em todos os setores", declarou Deny em seu discurso poderoso, destacando a força da coletividade e o orgulho das raízes africanas.
O Prêmio Abará Ogbirin reafirmou a importância do protagonismo das mulheres negras em diversas esferas da sociedade, fortalecendo a luta por igualdade e liberdade. O evento destacou não apenas a necessidade de reconhecer essas mulheres, mas também de apoiar e amplificar suas vozes, lembrando que a união é uma força vital para o avanço das causas afro-brasileiras.
Confira algumas fotos do evento:
Comments