25 personalidades receberão o Trófeu lyá Nitinha
09/01/2024 | 14:34
A Orquestra Alabê FunFun, primeira Orquestra de Atabaques Afro-brasileira do Brasil, em parceria com o CEAP e o Ministério da Igualdade Racial, realizará no próximo dia 13 de janeiro de 2024, às 12h, no Axé lyá Nassô Oká- llê Oxum, o 6º Sirè Odara - Troféu Iyá Nitinha D’Osun.
A Orquestra Alabê FunFun é uma associação cultural e recreativa, cujo objetivo principal é preservar as raízes culturais afrodescendentes por meio dos toques, cantigas e danças aos Orixás, Voduns, Inquices e todas as entidades das religiões de matrizes africanas. A criação da Orquestra se deu em meio às comemorações referentes ao Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, no Rio de Janeiro, em 20 de novembro de 2003, pela lyalorixá Nitinha de Osun, matriarca e fundadora do Asé lyá Nasso Oká- llê Oxum e da Associação Nossa Senhora das Candeias. O Ministro da Cultura na ocasião, Gilberto Gil, foi o primeiro homenageado da história da Orquestra de Atabaques Alabe FunFun, louvado por toques em reverência aos orixás.
Em sua trajetória de mais de 20 anos, a Orquestra de Atabaques Alabê FunFun realiza o 6º Festival Sirè Odara, em referência à Orixá Osun, no qual ofertará o Trófeu lyá Nitinha à 25 personalidades, entre autoridades religiosas, políticas e culturais disseminadoras da cultura afro-brasileira e da luta em combate ao racismo no Rio de Janeiro e no Brasil.
O Troféu lyá Nitinha D'Osun tem grande relevância política no cenário atual, pois contribui ao quadro de retomada da democracia política no Brasil e no esforço coletivo em estabelecer um fortalecimento da luta em defesa das nossas raízes ancestrais, do nosso povo e da nossa história.
O Axé lyá Nassô Oká- llê Oxum fica na Rua Tamoios, 99- Shangrilá, Miguel Couto, Belford Roxo- RJ.
Comments