top of page

Organizado por Renata Souza e Pai Dário, livro 'Pedagogia do Axé' será lançado na próxima terça-feira, na UERJ

O evento vai acontecer no auditório 93, a partir das 18h


 
Foto: Reprodução

10/11/2024 | 19:44


A UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vai realizar na próxima terça-feira, dia 12, o lançamento da obra “Pedagogia do axé” no auditório 93, a partir das 18h. A obra contém textos de grandes cientistas e diálogos com importantes lideranças afrorreligiosas, como Helena Theodoro, Juliana Drumond, Equede Sinha, Iyá Wanda e Pai Adailton.



O modo de ensinar no terreiro é o fi o condutor que une os textos e que embasa o conceito da “pedagogia do axé”. Esta obra aborda, sobretudo, a tecnologia de resistência dos povos de terreiro a partir da própria perspectiva. Portanto, o saber guardado e compartilhado por nossos mais velhos e nossas mais velhas é uma das ferramentas indispensáveis a ser manejada e elemento central da obra, valorizando o poder da oralidade – essencial para os povos da diáspora.


Com o compromisso voltado ao resgate ancestral, uma pedagogia antirracista e uma literatura afrorreligiosa de qualidade, a publicação pretende valorizar, registrar e disseminar

a força da palavra.


Sobre os organizadores


Renata Souza é a mulher mais votada da história da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Nascida e criada na Maré (RJ), é jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco. Atualmente, é presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM). Publicou quatro livros: Diálogos sobre gênero, raça e classe (Selo Luiza Mahin, 2019), Ubuntu: negras utopias (Selo Luiza Mahin, 2020), Cria da favela (Boitempo, 2020) e Cabeça erguida (Rubra, 2022).


Pai Dário é babalorixá do Ilê Axé Oníṣègùn, jongueiro, coreógrafo, educador e gay. Cria da Serrinha, Madureira (RJ). É dirigente do Centro de Tradições Oníṣègùn, em Guapimirim (RJ); consultor religioso da Estação Primeira de Mangueira; responsável religioso pelo Presente de Iemanjá do Arpoador; produtor e diretor artístico da Cia. de Aruanda; fundador da Associação de Jongueiros do Estado do Rio de Janeiro; e diretor artístico do Instituto Floresta. Criou a hashtag #senaofosseocandomblé.


Serviço:

Lançamento do livro “Pedagogia do axé”

Data e hora: 12 de novembro - 18h

Local: UERJ / Auditório 93 - Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - RJ


Comments


bottom of page