Por: Vodúngán Kelly de Oyá
23/08/2024 | 09:59
Hoje quero chamar a atenção de vocês para a força do àse da fala, e refletirmos a tamanha importância dele.
O poder da fala representa Esú e toda a sua magnitude, através dela transmitimos conhecimento e toda a sua potencialização, quando criança ainda orientado por nossos pais aprendemos a falar ao ouvir o som que vem através deles e assim tentamos nos comunicar e entender o que acontece a nosso redor, dar nomes a objetos, conhecer as cores, e ligamos as letras , formando palavras que vão expressar nossos desejos, nossa personalidade e tudo aquilo que somos e pensamos.
Crescemos, aprimoramos nossa escrita e junto com ela a nossa forma de falar. Aprendemos idiomas que nos permite ir além de espaços físicos onde podemos pisar, mais o poder da fala vai além de fronteiras ele transmite àse, ao iniciarmos no culto do candomblé percebemos o quanto ele vai além , nos é transmitido um vasto conhecimento de nossos ancestrais que deram vez e espaço para estarmos aqui , hoje e seguir o que eles começaram para nós, aprendemos, rezas, cantigas, transmitimos ensinamentos diários e acima de tudo aprendemos que a nossa fala é sagrada pois através dela transmitimos àse e tudo o que vem junto com essa força, ao nos comunicarmos , passamos conhecimentos, sentimentos, atitudes, essas que não conhecem limites e nem imaginamos até onde possa chegar.
Se falarmos de amor transmitiremos amor e criaremos uma fonte de energia onde espalharemos Bons exemplos,bons costumes,boas energias, e criaremos uma potência em forma de um escudo de proteção onde nos blinda contra a maldade e a inveja.
Se falarmos de raiva, de rancor e de ódio estaremos contaminando o mundo com energias tão negativas quanto a força de seus exemplos e palavras e ainda temos a mentira e o que popularmente chamamos de fofoca , essas destroem vidas.
A mentira corrompem caráter , existe e há quem viva nelas e se torna um hábito compulsivo onde se é dita diariamente, levando a um mundo de ilusão paralelo que se torna altamente contagioso para sí e para os outros.
A palavra mal dita emprega ódio, gera discórdias, destrói famílias, amigos, causa a dor , sofrimento e até a morte. Tudo o que fazemos e somos aqui nessa vida aqui mesmo pagamos e o pior ainda levamos de consequências para outras vidas e até outras gerações, vindo de pessoas iniciadas ao culto de orisá mais potencializada ainda fica pois passamos por rituais sagrados para dar força ao àse da fala, por isso vamos refletir, vamos parar e pensar antes de agir, vamos ser responsáveis pelo que sai de nossa boca e chega no ouvido e na vida do próximo, vamos semear e plantar o bem, amor gera amor, ódio gera ódio.
Vamos fazer o bem sem olhar a quem, vamos ser responsáveis por nossos atos e atitudes, nunca estamos sozinhos e prestamos contas a energias superiores que tomam conta do mundo.
Àse para quem é de àse;
Fortalecimento de laços;
Responsabilidades diárias;
Vamos nos fiscalizar e sermos pessoas melhores diariamente e assim fazer valer a força do àse.
Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:
Comentários