Por: Vodúngán Kelly de Oyá

25/01/2025 | 18:55
Nos tempos de hoje é muito comum se perder entre ego e vaidade dentro das religiões, num mundo cada vez mais globalizado onde as informações são atualizadas segundo a segundo nas redes sociais nos perdemos dentro de nós mesmos e nos desconectamos com o sagrado, precisando encontrar o ponto de equilíbrio entre a fé e a exposição, entre o que é zelo e o que é vaidade e entre o que é ego e a humildade.
Ao frequentarmos o candomblé, temos roupas específicas chamadas roupas religiosas onde nos vestimos para o sagrado assim como vestimos nossos orisás, voduns ou inquices. Devemos dar para nosso orisá o que for de melhor, e o que cabe dentro de nosso orçamento com carinho e dedicação, assim como nos vestimos e nos organizamos para ir a uma grande festa em nossa vida material. Mas, não devemos nos perder dentro da vaidade em fazer por motivos errados, em querer ser melhor do que outros ou fazer por pura vaidade, pois o divino está presente em todos os momentos, onde nosso coração é nossa mente está pura e com bons sentimentos e boas energias. Para o sagrado o que importa é a sua dedicação e a sua vontade de dar o melhor de si, o tecido de sua roupa ou do orisá precisa principalmente estar limpo, bem passado, sem rasgos e bem cuidado da forma que o sagrado merece .
Cuide de quem cuida de você, a sua dedicação e seu esforço com certeza é o que vale mais, tenha principalmente um bom caráter e tente ser uma pessoa melhor todos os dias ao acordar, tendo uma nova chance de recomeçar, reconhecer seus erros e acertar. Se afaste da mentira, da inveja, da soberba, esses três arruinam vidas e lhe afastam da sua evolução espiritual. Cuide de você, da sua saúde mental, espiritual e material, e principalmente não se perca entre ego e vaidade para não estar dentro da religião louvando e cultuando o sagrado por motivos errados.
Viva a fé na sua melhor essência e se torne uma pessoa melhor a cada dia.

Vodúngán Kelly de Oyá
Sacerdotisa de candomblé , dirigente do Àse Xwé Réwà S'ojú L'osún, fundado em 04/12/1993, localizado no bairro de Bangú, Rio de Janeiro. Escritora com 2 livros publicados: 'Oloyá's Do amor por Oyá à confraria' e 'As Guardiãs Histórias de pombogiras' [+ informações de Vodúngán Kelly de Oyá]
Redes Sociais de Vodúngán Kelly de Oyá:
Adorei o texto!!! parabéns!!!!